16.11.05

Tia Helo e Schopenhauer

Tia Helo e Schopenhauer

Eu acabei de ler um livro chamado A Cura de Schopenhauer. O tal filósofo alemão (aliás, acho os filósofos mais conhecidos são alemães, deve ser o leite lá que os faz pensarem demais na vida), tido como um pessimista. Ele não acreditava na relação com outras pessoas (a quem ele chamava de bípedes) e pelo jeito era muito chato com quem ele tinha que se relacionar. Ele vivia da herança deixada pelo pai (que se matou) e não queria que mais nada atrapalhasse o seu trabalho de pensar na vida e fazer o que todos os filósofos fazem: escrever coisas que todos sabemos, mas não percebemos. O livro não é lá essas coisas, mas eu não sabia nada do Schopenhauer e foi uma boa introdução.
O que será que a Tia Helo ia achar dele? De cara posso dizer que, como todo filósofo, ele era ateu e isso a Tia Helo não perdoa.
Ele não se relacionava emocionalmente com ninguém, e, pensando bem, nem a Tia Helo.....só se for com “eles”.
O Schopenhauer não deixava de fazer sexo, aliás o autor deu a entender que ele até fazia muito.Tia Helo não assimila bem os desejos da carne e é apegada ao seu hímen.
Ele dizia que se perguntasse a qualquer homem no fim da vida se ele queria viver tudo outra vez ou a tranqüilidade da morte, que todos iam preferir morrer. Só se for ele, porque a Tia Helo é apegada demais as sobrinhas, a “eles” e até aos bichinhos do seu ecossistema, e ela ia querer fazer tudo outra vez.
Para ele o ser humano vive numa roda de vontade, saciar a vontade, e tédio. Quando o homem não sacia a vontade ele sofre. Então para ele a vida oscila entre a dor e o tédio. Ou seja, deixar de sofrer é renunciar as vontades. Difícil, hein? Mas a Tia Helo, nunca fica entediada, além de muitas vontades ela tem "eles" que a mantém distraída. Esse negócio de ir de encontro ao nada não é com ela.
E por fim, ele dizia que a gentileza amolece os homens assim como o fogo derrete a cera (ou algo parecido). A Tia Helo faltou essa aula.

Acho que a Tia Helo ia preferir um blind date com o Nietzsche.

Nenhum comentário:

Postar um comentário