4.3.08

Off-Broadway

Off-Broadway


Eu não sou muito fã de teatro. Devo ir uma vez a cada 4 anos e geralmente uma comédia. As peças mais densas, dramáticas ou 'cabeça' eu passo. É que eu não consigo concentrar só no texto, eu preciso da ajuda de cenários espetaculares e/ou música marcante. Monólogos nem pensar, nem os mais engraçados, depois de 15 minutos eu me pego querendo mudar de canal.


Eu tenho recebido uns e-mails convidando para ver peças aqui em Fortaleza. Não sei como esse pessoal tem o meu e-mail (vai ver é maldito orkut). O fato é que essas peças são do tipo off-off-off-off-off-off-Broadway, é tão off-Broadway que é aqui no Ceará.

Algumas partes de um dos releases, para se ter uma idéia:

" En Passant - Só fale se for para melhorar o silêncio

Retrata um homem e uma mulher que se conhecem nuns balanços de praça, na madrugada. O diálogo entre eles é dificultoso, jamais conseguem se explicar, um ao outro. Atrapalham-se com os próprios pensamentos e com a linguagem. Possuem enorme fluxo interior, mas não conseguem externar senão o caos."

"Um texto fragmentado em diversas elipses que vão se distanciando do real para dar vazão às sensações. O vazio é a principal matéria, a qual o espetáculo tenta dar forma."

"...No fundo, são apenas concretizações de um sentimento e de uma inquietude. Fundem-se entre si e também ao autor."

"O que importa em En Passant não é a “trama”, mas a tradução poética do abismo existencial e da ausência de respostas às nossas perguntas mais íntimas. A fragilidade do homem diante do que não entende. O que resta é sentir.

Daí a idéia de uma peça que valorize, acima de tudo, o que não é falado. Um espetáculo incompleto, que precisa ser amarrado pelo público, e que cada um receberá de acordo com suas experiências individuais. Uma peça que põe em xeque as fronteiras entre realidade e loucura; existência e morte; teatro e vida; ator, autor e personagem.

Enfim, um grito para dentro."

ZZZZZZZZZZZZZZ......

E ainda tá escrito lá que é sucesso de público e crítica. Ok, eu acredito.

Para quem ficou interessado, está em cartaz no Sesc Emiliano Queiroz (olha aí, até fiz a propaganda), aproveita e me explica tudo depois.

Vou ficar aqui gritando para dentro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário