25.10.08

O tal acordo ortográfico

A Tia Helo era professora de português, e das boas - é só perguntar para a Luizinha.

Eu ganhei um guia para o novo acordo ortográfico e fiquei pensando o que a Tia Helo ia achar desse movimento. Aposto que ela diria que isso é coisa "deles".

Eu confesso que português não é o meu forte. Se não cometo grandes erros é porque leio muito, já que não sei nenhum regra de acentuação. Nem me perguntem o que é paroxitona, oxitona, preparoxitona. Vou dizer que são ingredientes do meu shampoo (ou será xampú? ainda tem acento agudo?).

Eu andei lendo o guia e confesso que sentirei falta do trema. Acho que dava um ar europeu (tipo o alemão über) a nossa escrita, assim como o til confere o tom latino. Por outro ladotemos a inclusão do K,W e Y. Do hífen eu não terei saudades, se bem que ele só sumiu em alguns casos. Achei chato que idéia vai perder o acento agudo, logo ele que representava a lâmpada acesa tipo "tchan!! tive uma idÉia!", agora ela vai ficar um pouco sem graça.

Mas os portugueses vão ter mais trabalho, eles vão perder um bando de letras no meio das palavaras. Eles escrevem actor, adopção, óptimo, acção, etc.

Concluí que ainda vou escrever errado por um tempo. Vai demorar para acertar algumas palavras, ainda mais a acentuação, mas um dia eu chego lá.

Ou então vou escrever em inglês.

4 comentários:

  1. ahahah
    sério, sou igual a ti, não sei nenhuma regra de acentuação, só não escrevo tão mal pq leio um pouco mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Também sentirei saudades do trema, isso não se faz.
    E dos acentos diferenciais também.
    Achei uma bomba esse acordo, trocou-se seis por meia dúzia.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Eu também estou tentando me adaptar à reforma. Aqui no Brasil a mudança não será muito grande, mas os hifens vão ser uma chateação - pois tem lugar que ele some e tem lugar que entra..Aff!!!

    E o trema era mesmo um charme, não...

    Ah - adorei a idéia do Sawyer andar sem camisa a temporada toda hahahahahaha! Tomara!!!!

    Bjs e obrigada pela visita!!!

    ResponderExcluir
  4. Não concordo com algumas das novas regras. Se bem que eu ainda preciso ler um guia, tem algumas coisas que estou meio por fora.
    Vc escreve bem.
    E adorei o post do Mamma Mia. rs
    Eu adoro o filme.
    Abraço

    http://www.episodiosemserie.blogspot.com/

    ResponderExcluir