26.5.09

Berlim (3)

Hoje compramos um Tageskart, bilhete que vale um dia no transporte publico de Berlim (onibus, U-Bahn, S-Bahn, tram, etc). Por 6 euros pode-se andar quantas vezes quiser, entao aproveitamos para ir ao outro lado da cidade. 

O outro lado da cidade para nos eh o antigo lado ocidental, ja estamos hospedados no antigo lado oriental. Primeiro fomos ate a Kaiser-Wilhelm-Gedachtniskirche. Sim, eh um palavrao.  Esse nome todo eh uma igreja de 1845 que foi bombardeada na segunda guerra e so sobrou um pedaco da torre. Mantiveram o look pos-guerra da torre, que ficou legal, e dentro ainda tem mosaicos muito bonitos no teto. O problema eh no lugar da catedral, resolveram construir uma nova igreja que eh uma atrocidade de concreto. #prontofalei

igreja do kaiser e a de concreto

mosaico

Andamos pela Kufurstendamm, que eh a rua das lojas tipo Zara, H&M, e muitas outras. Tinha bastante gente na rua.


Passamos pela porta do zoologico, que eh muito conhecido, mas nao entramos. Depois de passear no Kruger Park, ver os bichos encarcerados nao tem muita graca. Mas o portao eh bonito e o zoo faz parte do Tiergarten.

zoo

Fomos passear um pouco pelo Tiergarten, que eh um parque enorme no meio da cidade. Era usado como campo de caca na epoca dos reis da Prussia, mas virou parque urbano. La no meio do parque esta a Siegessaule, a estatua dourada de um anjo no topo de uma coluna bem alta, a Coluna da Vitoria. Aparece no video do U2, o de Stay (far away, so close), e no filme Asas do Desejo, do Wim Wenders. A avenida passa por ela e vai direto para o Portao de Brandenburgo. Eh um visao bonita. (o U2  gravou o excelente Achtung, Baby aqui em Berlim)

siegessaule

beth e nick passeando no tiergarten

Almocamos na super moderna Potsdamer Platz. Essa praca foi um lugar de acontecimentos no inicio do seculo 20. Foi de la que saiu a primeira transmissao de radio, em 1923, e tambem foi la que teve o primeiro semaforo da Europa. Foi destruida na segunda guerra e virou um terreno vazio na beira do muro. Depois da queda do muro, grandes empresas investiram no espaco e agora tem uma estacao de trem, metro, onibus, um museu do filme, cinema Imax, restaurantes alem de ter uma arquitetura muito interessante.


potsdamer platz


De la fomos para o Charlottenburg Schloss, que era o palacio de veraneio da rainha, mas eh dentro da cidade. O jardim eh lindo e vale o passeio.

palacio e jardim


trees in a row

Voltamos para a Kufurstendamm e fomos ver a Kaufhaus Des Westens, ou KaDeWe para os intimos. Eh a Harrods de Berlim. Uma loja de 7 andares com tudo de bom e do melhor. A sessao de chocolates do sexto andar eh uma loucura.

O dia terminou voltando no onibus 100 para Alexander Platz, e esse onibus faz um roteiro atravessando Tiergarten, onde tinham varias pessoas correndo, deitados na grama, etc, e passa na frente do Reichstag que eh o parlamento alemao. O dia estava lindo, ceu azul e temperatura quase nos 30 graus.

Hoje eu pude comparar os dois lados de Berlim. Foi investido muito dinheiro no lado oriental entao esse lado tem predios mais modernos, novos, de arquitetos conhecidos, alem da recuperacao dos predios antigos. A impressao que da eh que tem mais jovens, mais gente alternativa, e muito mais turistas ja que a maioria das atracoes ficam do lado de ca. O  lado ocidental eh uma cidade europeia normal com o Tiergaten no meio. 

Mas Berlim agora eh uma cidade so. Nao tem essa de lado de ca, lado de la. Eu eh que ainda ando em cima do muro.


achei esse punk legal , o cabelo deve dar trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário