13.5.09

Istambul



Istambul tem muita historia, todo mundo já quis conquistar a cidade: romanos, gregos, persas, os homens que vieram nas cruzadas, etc. Então aqui se acha um pouco de tudo.

No primeiro dia o passeio foi pela área do Sultanhamed, onde ficamos, que é a parte mais turística da cidade. O nosso hotel é bem perto da Hagia Sofia, hoje uma mesquita mas ja foi uma igreja católica. Foi construída para ser a catedral de Constantinopla (aka Istambul) depois que os otomanos tomaram a cidade a igreja virou mesquita. Eh um dos principais exemplos da arquitetura bizantina. Tem o maior duomo que eu ja vi e mosaicos lindos (feitos com mini azulejos coloridos). Os mulçumanos foram cobrindo os mosaicos para esconder as imagens católicas, mas em 1935 a basílica foi transformada em museu mas só na decada de 90 começaram a recuperar os mosaicos.

hagia sofia
dentro da hagia sofia

Depois da Hagia Sofia fomos a cisterna que foi construída em 532, na fase romana da cidade, esquecida na conquista dos otomanos e so foi redescoberta em 1545 e foi usada para aguas os jardins do palácio. É uma área subterrânea cheia de colunas iluminadas, algumas tem a cabeça da Medusa esculpida na base, e muita água, claro.

cisterna

Visto a parte de baixo, fomos ver o Palacio Topkapi que foi a residência dos muitos sultões que mandaram no império otomano. Em comparação aos castelos europeus, esse eh simples na construção e no detalhamento, mas muito bonito. Tem muitas salas com azulejos lindos, pecas em madeira e madreperola, e jóias de deixar a rainha da Inglaterra com inveja. Mas o que eu achei mais bonito foi ao sair de uma das salas tem um espaço com uns arcos que emolduram a vista linda o Mar Marmara e do Estreito de Bosforo. O sultão gostava de uma vista bonita.


parasol do sultão com vista

Saimos de lá e fomos ao tal Gran Bazar. E eh grande mesmo, acho que foi o maior mercado que ja vi na vida. Tem parte fechada, aberta, lojas com vitrines, barraquinhas e vendem de tudo. Tem vendedor que deixa você olhar, não perturba muito, mas tem deles que são insuportáveis de insistentes. As vezes não da nem para perguntar o preco que ai nunca mais que voce sai da loja sem comprar. Tem aqueles que vem falar com você do nada, e tem aqueles que esperam um olhar. E tem que negociar, o preco sempre cai pelo menos 30% se levar mais de um ai que fica mais barato mesmo. Os turcos sao simpáticos e fazem de tudo para começar uma conversa que peovavelmente vai terminar em querer vender algo. E pode ter certeza que os vendedores falam alguma lingua que você entende, e bem.




E para terminar o dia fomos ver os Dervishes, aqueles turcos de vestido branco com chapéu que ficam rodando. A musica era um pouco chata, mas eles rodando era legal.


No segundo dia fomos a Mesquita Azul, mas não entramos. Diferente da Hagia Sofia que foi construída para ser uma igreja e hoje é museu, a Mesquita Sultan Ahmed ou Mesquita Azul já foi construída como tal (e é uma copia da Hagia Sofia). Por fora é interessante, mas não entrei. Até cheguei a tirar os sapatos para entrar, dentro é tudo em tapete, mas, não tem jeito mais delicado de dizer isso, o cheiro que vinha de dentro era um pouco mofado e não consegui entrar.


mesquita azul
mesquita azul vista da janelinha da hagia sofia

Essas colunas pontudas se chama minaretes, a Hagia Sofia tem 4 e a Mesquita Azul tem 6. Eram usadas como torres de observação, e hoje é lá que tem os alto falantes.

Umas três ou quatro vezes por dia se escuta em alto falantes pela cidade um canto chamando para rezar. O homem que canta parece que esta sofrendo, no começo assusta, mas depois acostuma.

Fomos ao museu das artes islamicas e turcas e ao museu do mosaico. O primeiro tinha muitos tapetes, e pecas do império otomano e, o segundo, mosaicos bizantinos.

Agora a tarde fomos até o outro lado do Golden Horn para downtown Istambul. Primeiro subi a Galata Tower que é uma torre de 528, na época bizantina da cidade. La de cima se tem uma vista de toda a cidade, e Istambul é enorme.

galata tower


Depois andamos para uma área chamada Beyoglu que vai ate uma praca chamada Taksim. Andamos pela Istikal que é uma avenida larga só para pedestres e um bonde que sobe e desce. É uma área mais comercial com todas as lojas internacionais e onde fica a maioria dos consulados.



A Beth disse que a melhor coisa de Istambul eh tomar o cafe da manha no terraço do telhado do hotel (e todos os hotéis e albergues do Sultanhamed tem esse terraço) olhando o Mar Marmara.

Amanha saimos de Istambul e vamos para Cappadocia. Até lá.


2 comentários:

  1. E ai Karine, o que vc achou da Turquia? Melhor do que o esperado??? Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Foi muito melhor que o esperado! Até no merado eu achei beeem mais tranquilo, os vendedores nem pertubaram muito. :)
    bjos!

    ResponderExcluir