21.6.09

Portugal (1)


descobridores


Quando estive aqui em 2007 escrevi um post sobre Portugal, e aqui estou mais uma vez. Eu adoro vir aqui, nem que seja só para sentir o gosto da comida (principalmente depois da Croacia). Estar aqui é um pouco como filho-adotivo-encontrando-pais-biologicos, somos brasileiros com uma cultura propria, mas aqui em Portugal encontramos uma grande parte da nossa identidade genética na arquitetura, na comida, na lingua e nos costumes.

Andar pelas cidades, Lisboa, Porto, Coimbra, Obidos é como estar as vezes no centro do Rio, em Salvador ou Tiradentes. Não se sente em terra estrangeira.

jeronimos


Lisboa é uma cidade grande e dessa vez fiz um passeio usando os transportes públicos da cidade. Depois do pequeno almoço (café da manhã) eu aproveitei a boleia (carona) do Alfredo até a paragem (ponto) e peguei um elétrico (bonde) para ir a baixa (centro). No meio do caminho parei no Mosteiro dos Jerônimos, atravessei a marginal para o Monumento dos Descobridores e andei até a Torre de Belém. É uma area bonita da cidade, na beira do Rio Tejo e esses monumentos são muito bonitos.

torre de belem


Peguei outro elétrico e fui para a Praça do Comércio, uma area da cidade que foi destruída no terremoto de 1755 e foi reconstruída. Andei pela Rua Augusta que é uma rua de peões (pedestres) com lojas, bares e também tem o pré-museu do design que por enquanto é a borla (de graça) e tem uma mostra pequena do que vai ter no museu de fato.

rua augusta

Fui até o Rossio, de lá andei toda a Av. da Liberdade, um passeio arborizado, até a rotonda do Marquês de Pombal. Lá eu fiquei numa bicha (fila) na paragem de autocarro (ponto de ônibus), esperando o mesmo para voltar para casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário