30.9.09

Book Report - David Sedaris

Quando eu estava na viagem pelos EUA cinco pessoas me indicaram o livro "Me Talk Pretty One Day" do David Sedaris. To-das me disseram que era super engraçado e que eu ia adorar. Então, comprei o livro ainda na viagem.

O David Sedaris escreve histórias sobre a sua vida com um humor as vezes explícito, outras irônico e muitas vezes sarcástico. Ele conta sobre sua infância com suas irmãs, fala sobre seus pais, seu irmão, e seu namorado. David não se poupa e conta seu vício em drogas, seus anos de faculdade, de professor de inglês e subempregos. Uma risada garantida em todas as histórias.

Em Me Talk Pretty, que aqui no Brasil saiu como Eu Falar Bonito Um Dia, começa com ele criança tendo que ir a fonoaudióloga porque pronunciava o S em algumas palavras como o Romário, com língua entre os dentes, (que ele genialmente aprendeu a driblar tais palavras com sinônimos sem S), passa por um teste de QI, seu irmão caipira e vai até sua vida em Paris contando como americanos se comportam na França e suas aulas para aprender francês.

Achei tão divertido que comprei Engolido Pelas Labaredas, em português com uma ótima tradução. Esse livro fala mais da vida adulta de David, da sua vizinha idosa-excêntrica, Helen, em NY (que me lembrou a Tia Helô), do gosto artístico de seus pais, de como seu namorado sempre anda 20 passos na sua frente (e eles se perdem um do outro sempre), da sua fixação por aranhas; e dedica as últimas 70 páginas a sua vida de fumante e como parou de fumar (enquanto fazia uma viagem pelo Japão).

Quero agradecer as cinco pessoas (três amigos, minha prima e um australiano no ponto de ônibus) pela indicação.

Um comentário:

  1. Ricardo Rezende30/09/2009, 20:47

    Este é um daqueles que vai entrar na lista de livros para ler..

    ResponderExcluir