6.9.09

Momento TOC filmes de esportes

Essa semana eu assisti dois filmes de esportes na reprise na tv e meu deu vontade de fazer essa lista.

1- Endless Summer 1 e 2
Esporte: Surf
Manobras: muitos pontos para as cenas de surf, especialmente as do primeiro filme feitas em 1966 quando o surf era popular só em algumas praias, e muitos lugares ainda não eram explorados como J'Bay na Africa do Sul. Bruce brown seguiu dois surfistas pelo mundo atrás do eterno verão. O segundo filme é bem divertido e interessante ver muitos dos lugares revisitados 30 anos depois.O segundo ainda ganha pontos por te o Kelly Slater e o Tom Curren. Eu a-do-ro filmes de surf, eu podia fazer um top 10 só dessa categoria.

2- Dogtown and Z-boys
Esporte: Skate
Manobras: esse filme é o documentário sobre os skatistas que revolucionaram o esporte na década de 70. Fizeram um filme chamado Lords of Dogtown (com o Heath Ledger), que é legal, mas o documentário é bem melhor. Mostra como os rapazes do time Z-boys começaram a usar piscinas como pistas de skate, a evolução do esporte e como cada um levou a vida.

3 - The Replacements
Esporte: Futebol Americano
Touchdown: primeiro ponto é que esse filme tem o Keanu Reeves, o segundo é o Gene Hackman e o resto do elenco que monta um time de ex-atletas que vão substituir os profissionais em greve de um time. A trilha sonora é boa, tem os caras dançando "I Will Survive" e as cenas de jogo são legais. Eu já disse que tem o Keanu Reeves?

4- Bull Durham
Esporte: Baseball
Home run: O Kevin Costner fez uns 3 filmes de baseball, e eu gosto de Campo dos Sonhos, mas esse é mais divertido. Aliás, o Kevin Coster tem filme de golfe e de ciclismo também. É um atleta. Kevin faz um jogador mais para aposentadoria do que para início de carreira no time da cidade de Durham. Ele disputa a atenção da groupie Susan Sarandon com o lançador estrela Tim Robbins.

5- Carruagens de Fogo
Esporte: Atletismo
Tempo: é um filme sobre 2 atletas britânicos nas olímpidas de 1924, numa época que eram amadores mesmo. Vale pela reconstituição de época, pela história, pela cena da praia e até por aquela música batida do Vangelis.

6- As Bicicletas de Belleville
Esporte: Ciclismo
Pedalada: é um desenho animado sobre um garotinho que cresce treinando para o Tour de France. Ele tem como apoio a sua avó dedicada e seu cachorro Bruno. A música cantada pelas três velhinhas é ótima, e não tem como não se emocionar.

7- Bend It Like Beckham
Esporte: Futebol
Placar: Esse filme marca gols porque é sobre garotas e futebol, e tem o Jonathan Rhys Meyers fazendo o técnico.

8- Vision Quest
Esporte: Luta Greco-Romana
Pontos: sim, eu sei que não é um esporte popular, e até estranho, para mim é um judô de maiô. Ganha pontos pelo Matthew Modine jovem fazendo um garoto que quer lutar numa categoria de peso menor e enquanto isso se apaixona/transa pela primeira vez. Até a Madonna aparece nesse filme cantando num bar. A trilha sonora é um clássico 80s com Journey, Style Council, Berlin, Foreigner e a própria Madonna.

9- Karate Kid
Esporte: caratê
Golpe: Os pontos vão todos para o Sr. Myiagi e o seu método aprenda-caratê-fazendo-trabalho-braçal. Encera para direita, e para esquerda. No mercy. Mas o que importa é que o Daniel San aprende caratê, aquele golpe do urubu confuso e vai enfrentar o Johnny.

10 - Rocky
Esporte: Boxe
Rounds: eu não podia deixar o Stallone de fora dessa, Rocky é um clássico dos filmes de esporte, a fórmula básica desse tipo de filme: é o cara que dá a volta por cima, treina para vencer, sobe aquelas escadas do museu da Filadélfia com vontade. Adriaaan!

11- Swimming Upstream
Esporte: Natação
Estilo Crawl: O Jesse Spencer, a.k.a. Dr. Chase de House, faz um garoto australiano que descobre na natação uma forma de agradar/enfrentar o pai abusivo e alcoolatra. Não é um filme alegre, mas tem nadadores australianos na época que não existia traje tecnológico.

Um comentário: