17.3.10

Book Report: Mulher de Um Homem Só - Alex Castro

Mulher de Um Homem Só é sobre Julia. Não. É sobre Carla. Não. É sobre as duas, e ainda tem Raquel, filha de Carla, tem a mãe da Carla e a mãe da Julia. E tem o Murilo.

Carla nos conta sua vida, desde o casamento, e como Julia é parte integrante, insistente e indissolúvel de sua família. Julia é a melhor-amiga-de-todos-os-tempos de Murilo, marido da Carla. E Julia também está na vida de Raquel.

Carla tem uma relação ambígua com Julia, as vezes gosta, outras não, mas sabe que precisa, a filha é apegada a ela e sabe que o marido não vai deixar a amizade. E ela nos conta tudo que acontece, desde o passado de Murilo e Julia ao dias de hoje.

Eu gostei da narração estilo estou-te-contando-uma-história-babado-forte. É como a narração do Morro dos Ventos Uivantes, onde quem nos conta tudo é a empregada da casa (e as vezes o vizinho recém chegado), que, teoricamente, está presente em todos os acontecimentos. Carla nos diz tudo que queremos e não queremos saber, as vezes omite detalhes e outras é até detalhista demais. Só sabemos o lado dela da história, o que ela sente, como ela se vê nessa família, e, também, o que ela sabe, ou acha que sabe, dos outros. É daqueles livros que quando vê já está quase no fim, e com muitas partes interessantes (a que mais gostei foi a do suícidio). Muito bom.

O Alex Castro também escreve o blog Liberal Libertário Libertino, sobre muitos assuntos, aconselho uma passada lá.

Um comentário:

  1. nao por coincidencia, eu adoooro o vento levou e adoro a voz da nelly... :) valeu pelo book report! ;)

    ResponderExcluir