17.7.10

10 livros em 10 dias - 10) O livro mais velho que tenho ou li

Último dia do desafio e último livro. Não entendi se era para ser o livro mais velho em data de publicação, ou mais velho aqui na estante. De todo jeito eu tenho um que se encaixa nas duas coisas.

Wuthering Heights - Emily Brontë

O Morro dos Ventos Uivantes, título em português, foi publicado pela primeira vez em 1847 (e vocês achando que Crime e Castigo, de 1866, era velhinho né?). O exemplar que eu li, e está aqui em casa, foi da Vó Sheila, a mãe do Nick, que mora numa cidade bem perto da cidade natal das irmãs Brontë, no norte da Inglaterra. Ela me deu a última vez que estive lá. Anyway, é um livro de bolso da editora Penguin publicado em 1953.

de 1953

Eu gostei muito esse livro, a história de amor do Heathcliff com a Cathy é emocionante. A narração é feita pelo vizinho e pela empregada da casa e é em tom de fofoca. Eu acho o Heathcliff um rockstar, e já escrevi um post aqui no blog sobre Wuthering Heights.

Esse livro já virou filmes, séries de tv, adaptações moderninhas e até uma música. Só de pensar que a Emily Brontë escreveu essa trama, que rende tanto até hoje, numa casinha no fundo da igreja onde o pai dela era pastor, em 1847, já é um bom motivo para ler Wuthering Heights.

Um comentário:

  1. esse é um dos meus preferidos, nem sei quantas vezes eu li. :-)

    Beijocas!

    ResponderExcluir