8.7.10

10 livros em 10 dias - 1) O livro que mais gostei

Eu vi esse desafio '10 livros em 10 dias' no PdUBT, e gostei da idéia. Eu adoro um momento TOC. Então, o desafio consiste em citar dez livros que você leu, conforme os critérios:

1° dia – Livro que você mais gostou;
2° dia – Livro que você mais odiou;
3° dia – Livro mais barato que você comprou;
4° dia – Livro mais caro que você comprou;
5° dia – Livro que mais te fez ter a atenção nele;
6° dia – Livro que menos te fez ter a atenção nele;
7° dia – Livro que você mais recomenda;
8° dia – Livro que você menos recomenda;
9° dia – Série de livros que você mais gosta e;
10° dia -Livro mais velho que você tem ou leu.

Vamos ao primeiro, e mais difícil: O livro que mais gostei.

Eu já li muitos livros e gostei muito de vários, fiz um uni-duni-tê para colocar aqui e o escolhido foi...

Crime e Castigo de Fiodor Dostoieviski

O livro conta a história de Raskolnikov, um estudante e professor que mora só, está ficando sem dinheiro (porque não quer trabalhar) e doente. Ele comete um crime e consegue fugir, mas fica ainda mais doente e as vezes delira. Depois ele é chamado a delegacia por outro motivo e fica sabendo que já descobriram o crime, mas não sabem quem é o culpado.

O único que desconfia de Raskolnikov é o detetive Porfiri Petrovich. Sua desconfiança é baseada em motivos psicológicos e ele usa mind games em conversas com Raskolnikov para ter certeza da culpa do estudante. Porfiri é ótimo!

Raskolnikov tem uma teoria na qual algumas pessoas estão acima da lei e que podem cometer crimes sem serem julgadas, para um 'bem' maior. Que a consciência é um castigo maior que a prisão. Sim ele é arrogante, mas também é muito inteligente. O interessante é que ele está sempre na dúvida entre se entregar ou não fazer nada (já que ele não se acha culpado).

Raskolnikov se apaixona por Sonya, uma prostituta, filha do bebum Marmeladov, que funciona como uma guia de consciência para Rask.

No meio de tudo isso tem Dunya, a irmã do Raskolnikov, que está noiva de um advogado rico e mesquinho e veio a São Petersbugo com a mãe. Depois ela é perseguida pelo Svidrigaïlov, também rico, mas imoral e amoral, e fica sabendo do crime do Raskolnikov mas não entrega a polícia por causa da Dunya.

Ainda tem o Razumikhin, melhor amigo do Raskolnikov e gente boa.

Como é um novelão (no bom sentido), tem de tudo nessa trama: romance, traição, amor, crime, amizade, fé x razão, etc. E como um bom livro russo, os personagens tem vários nomes, as vezes dificulta, mas depois acostuma. Exemplo: o nome da irmã do Raskolnikov é Avdotya Romanovna Raskolnikova, e ela é chamada de Dunya, Dounia, e Dunechka.

Crime e Castigo é de 1866, pré-revolução russa, o Raskolnikov nos leva para passear por São Petersburgo e até a Siberia. É um livro cheio de simbologia e de uma leitura que prende. Eu não guardo muitos livros, geralmente dou, e raramente releio, mas Crime e Castigo está aqui na estante para uma uma segunda vez.

A melhor adaptação/versão para o cinema desse livro é Match Point do Woody Allen.

Amanhã eu volto com o mais odiado.


5 comentários:

  1. xeu confessar, apesar de ter um exemplar na estante nunca tive coragem de abrir, caus que achava que seria difícil. depois de ler sua resenha o medmo passou: como temer uma história que tem um personagem chamado marmeladov? :oD

    ResponderExcluir
  2. Naomi,
    Eu também demorei para ler porque achava que ia ser difícil, e nem foi(só essa coisa dos nomes complicou um pouco, mas passa).

    bjs!

    ResponderExcluir
  3. depois do silmarillion, a gente acostuma com nomes estranhos, e com vários nomes para o mesmo personagem. Nada que uma boa 'colinha' não resolva...

    Mais um pra minha listinha, gostei da resenha! :-)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. eita.
    tenho que dizer que emu livro predileto eh reinacoes de narizinho! olha que foi dificil nao colocar a paixao segundo g.h.da clarice ou as intermitencias da morte, do saramago.

    ResponderExcluir
  5. Ricardo Rezende08/07/2010, 22:37

    Estou ansioso para ver os próximos 9 livros da sua lista.
    "Crime e Castigo" será o próximo livro que vou ler!

    ResponderExcluir