14.10.10

Bangkok

Bangkok eh uma cidade grande, e cresceu muito nos ultimos anos. O aeroporto eh novo e moderno, os highways e freeways que levam ate a cidade lembram as estradas americanas, a arquitetura dos predios e casas mais novos lembra o Brasil. Nas ruas tem muitos ambulantes e vendem de tudo. O transito eh caotico, com carros, onibus, motos (muitas) e tuk tuks, o transporte local. Aqui faz calor, muito calor, e foi bom, depois de 12 dias de frio, tirar o casaco e calcar um chinelo.

Nos estamos numa area perto dos templos e palacios e da Khao San Road, uma rua badalada cheia de turistas jovens, restaurantes, albergues, hoteis, lojas de massagem, comida de rua e vendedores. A Khao San Road me lembrou o centro de Fortaleza, mas com gente bonita e camisetas que vendem em Camden Town.


khao san road

O que Bangkok tem de diferente mesmo sao os palacios e templos, que sao espetaculares. O primeiro que fomos foi o Wat Phra Kaew, o templo do Buddha Esmeralda. Eh um complexo de predios com muito dourado e fachadas detalhadas. Ao redor dos predios tem um mural contando a historia e o Buddha esmeralda fica dentro do templo principal. O Wat Phra Kaew tem entrada para os tailandeses e para os turistas, eh um lugar de contemplacao e os locais vao rezar, e la dentro voce pode comprar um combo de incenso e flores para oferecer ao Buddha. Do lado fica o Grand Palace, onde tem algumas salas onde o rei recebe, ja que tem um trono dentro.


wat phra kaew

wat phra kaew







O proximo templo foi o Wat Po, o do Buddha Deitado. Dentro tem uma estatua dourada ENORME do Buddha numa posicao super confortavel e uma cara de quem esta de bem com a vida. Ainda tem outros dois predios com Buddhas importantes em outras posicoes e varios Buddhas enfileirados, cada um com um rosto um pouco diferente.

No Wat Po tem um centro de massagem otimo. Nos tres fizemos a massagem tailandesa, que eh mais um alongamento, e saimos livres, leves e soltos.

pernas longas


vida boa

eh buddha que nao acaba mais

Do Wat Po pegamos um ferry e atravessamos o rio Chao Phraya para o Wat Arun, templo do amanhecer. Eh uma estrutura toda revestida com pecas de ceramica, eh muito bonito e tem uma vista do rio. Eu estive aqui com a Beth e meu pai em 1979, de la para ca a cidade eu e a Beth mudamos muito, mas o templo continua o mesmo.

em 1979

em 2010


wat arun no detalhe


criancas tomando banho no rio, quintal da casa deles

Depois voltamos de tuk tuk para a Khao San Road para comer e fazer mais massagem. Fiz a massagem dos peixes nas pernas, mais detalhes no proximo post.

no tuk tuk

trajes tipicos

Ainda volto a Bangkok para ver o lado moderno da cidade e conto mais depois.

Mais fotos no Flickr.

2 comentários:

  1. Amei esse post! E mais ainda as fotos!
    Nao vejo a hora de ver o resto!
    Divirtam-se!

    ResponderExcluir
  2. eu chorei com a comparação das fotos de 1979 e 2010 - não pelo tempo - sim pelo tempo!

    ResponderExcluir