11.10.10

Highlands



Na ultima noite em Dublin eu liguei a tv e estava passando Coracao Valente. Assisti ate o fim para entrar no clima escoces. E depois de passar um dia nas highlands, cheguei a conclusao que a Escocia eh terra de macho-que-eh-macho.

Aqui descobri que quem usa kilt sao os highlanders (os lowlanders nao usam), que nas highlands faz um frio danado. Highlanders de respeito como o Rob Roy e o Connor MacLeod.


Fizemos um day tour saindo Edimburgo, passando rapidamente por Glasgow (nao muito interessante), fomos ao Loch Lomond fazer um passeio de barco, andamos pelo parque nacional Elizabeth II, vimos mais alguns lagos e paramos em Stirling.

loch lomond
castelo na beira do lago

Os lagos sao espetaculares e as highlands fantasticas, ainda mais com o colorido do outono. No meio do caminho ate Stirling tem outros castelos, inclusive o que o Monty Python filmou O Calice Sagrado (so lembrei das andorinhas africanas).

andando nas highlands
Foi em Stirling que aconteceu a famosa batalha do William Wallace contra os ingleses (que aparece no filme). La tem o castelo e um monumento e-nor-me em homenagem ao Wallace. A cidade tambem eh bonitinha.


monumento do wallace
(acho o formato fálico digno)
robert the bruce olhando stirling
Em Stirling tive uma decepcao: descobri que o William Wallace nao era highlander, nao usava kilt e nao era o Mel Gibson. Como faz?
Segundo o guia, os highlanders estavam muito ocupados brigando entre si para lutar contra a Inglaterra.

no stirling castle
Os escoceses tem muito orgulho dessa batalha, e tambem do fato da Rainha Elizabeth II descender do Rei James I, um rei escoces. Os dois ultimos primeiros ministros do Reino Unido eram escoceses: Gordon Brown e Tony Blair; e a Escocia tem ate a libra escocesa, a mesma coisa da libra esterlina soh que com notas diferentes.

Sai daqui achando que quem manda na ilha sao eles.

Um comentário:

  1. Ricardo Rezende12/10/2010, 16:51

    Estive aí nos Highlands em 98 e achei a região o máximo!
    Estas fotos trouxeram boas lembranças de volta.
    Beijo,
    Ricardo

    ResponderExcluir