20.10.10

Hoi An, Vietnam


tias papeando em seus barquinhos

Enquanto Siem Reap no Camboja eh tudo organizado para o turista, aqui em Hoi An a vida segue. Claro que tem hoteis grandes, medios, pequenos e guesthouse; tours, cooking classes, aluguel de bicicleta, massagens, etc. E tudo isso acontece misturado a vida local.

beira rio de hoi an

loja de lanternas

Hoi An eh uma cidade pequena, com um centro antigo que eh patrimonio mundial da UNESCO. Nos seculos 16 e 17 era o principal porto de comercio no sul do Vietnam, e aqui se estabeleceram: japoneses, chineses, holandeses, etc, e ficavam aqui muitos meses (os frances vieram mais tarde no sec 19), entao a cidade tem um pouco da arquitetura de cada. No centro antigo tem algumas ruas pequenas, com casas antigas que servem de lojas e restaurantes. Essas casas sao todas pintadas de amarelo com detalhes em madeira escura e todos os letreiros das lojas, restaurantes e museus sao padronizados. A noite as lanternas coloridas sao acesas e fica tudo bonitinho.

ponte japonesa

rua tran phu

templo

rua nguyen thai hoc

Aqui tem bastante turista de todo o mundo, mas a maioria eh de australianos e americanos.

Em Hoi An existem centenas e centenas (nao estou exagerando) de lojas que fazem roupas e sapatos. Voce pode chegar la com uma roupa (ou sapato) sua que eles copiam igual, ou escolher o modelo e o tecido do vasto catalogo deles, e em horas esta pronto. A frase que mais se escuta aqui eh: "take a look at my shop, please.".

multiplica isso por 200

Eu confesso que estava com um pe atras com a comida daqui ( e do Camboja e da Tailandia) porque: 1- nao gosto de pimenta e 2- nunca gostei de nenhuma comida tailandesa que comi. Entao chegando aqui, foi um alivio que nao so a comida eh deliciosa, como nao eh muito apimentada, e o molho de pimenta vem ao lado. A comida eh uma mistura de sabores e cheiros e tem influencia francesa.

pho bo


Os restaurantes oferecem varios tipos de comida, mas o tradicional aqui sao os rolinhos primavera e o pho bo, a sopa de macarrao com carne. Varios restaurantes oferecem aulas de culinaria e nos fizemos uma no Hai Cafe, onde aprendemos um peixe na folha de bananeira, rolinhos primavera e uma salada com amendoim.

hai cafe

cooking class

rolinhos feitos por nos

O mercado vende de tudo: de frutas e verduras ao macarrao semi cozido e souvenirs.

dragon fruit (eh uma delicia)

home made noodles na feira

No primeiro dia aqui choveu muito, mas no segundo fez sol e um dia bonito.

noivos na chuva

Uma das coisas que me impressionou aqui foi que no hotel, nas lojas, no mercado, nos restaurantes, em quase todo lugar, so vi mulheres trabalhando. Elas sao muito simpaticas e doces e sabem se comunicar bem. Os homens nao sao simpaticos e so os vi dirigindo carros, motos, taxis; jogando sinuca ou gamao e olhando o tempo passar. Vi alguns fazendo trabalho bracal na beira da estrada.

taxis

Momento transito: organizacao inexistente. Aqui dirigem do lado direito da rua, teoricamente. As motos e bicicletas andam dos dois lados, os carros e onibus anda no meio e todos buzinam muito o tempo todo. Nas motos andam ate 4 pessoas. Acho que como todos tem motos ou bicicletas, quase ninguem anda a pe, e as calcadas sao minimas. Atravessar a rua exige cuidado e atencao triplicada.

Dito isso, hoje alugamos bicicletas para andar 3,5km do hotel ate a praia. Momento TENSO. As motos buzinam para avisar que vao passar e tiram fino, os carros nao querem nem saber e vao no meio da rua jogando todo mundo par ao lado. As estradas nao tem acostamento e sao um pouco esburacadas (lembra outro lugar ne?).

transito crazy

ruazinha calma para a foto

Entao pedalamos para chegar a uma praia que poderia ser a Praia do Futuro. Melhor foi voltar e ficar na vila.

praia do futuro?

O transito eh a unica coisa que nao eh relax aqui em Hoi An. No mais eh so ficar olhando as pessoas, beber uma cerveja de frente para o rio, comer bem e fazer massagem.

cerveja 333, conhecida aqui como bia pa pa pa (ou ba ba ba)


Mais fotos no Flickr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário