19.2.11

Música e livro

Essa semana o iPod tocou uma daquelas sequências: três músicas seguidas que foram inspiradas em livros. Claro que resolvi fazer um top 5.

1. Wuthering Heights - Kate Bush
Livro: Wuthering Heights (O Morro dos Ventos Uivantes) Emily Brontë

Sobre o livro já escrevi bastante aqui, aqui e aqui. É um dos meus livros favoritos, e, para quem não sabe, é a história de amor do Heathcliff com a Cathy.

A música é a Cathy falando para o Heathcliff. Eu acho a Cathy uma das piores heroínas já escritas (se é que ela pode ser chamada de heroína). Que mulher chata, mimada, desesperada. E a voz aguda da Kate Bush traduz tudo isso. Na música a Cathy está morta voltando como fantasma para o Heathcliff, o fim do livro. Além do refrão marcante: "Heathcliff, it's me, Cathy/I've come home/I'm sooo cooold/let me in your window", ela fala na música "you had a temper like my jelousy/ too hot, too greedy" e depois "I hated you/ I loved you too" essa é a Cathy, egoísta e indecisa. E ela nem precisava gritar tanto, ele iria de qualquer jeito.

2. Don't Stand So Close to Me - The Police
Livro: Lolita - Vladmir Nabokov

O livro é sobre um professor (pervertido que gosta de garotinhas) que se apaixona pela filha da dona (viúva) da pensão onde ele mora. Ele casa com a viúva para não sair de perto da Lolita. Quando ele consegue levar a Lolita para um hotel, já pensando em usar um boa-noite-cinderela e abusar da menina quando ele descobre que ela não é tão inocente assim. Eles passam a viajar pelo país, moram juntos, e depois a Lolita consegue fugir dele. Quando ela se dá mal na vida vai atrás do professor taradão pedir dinheiro, ele, ainda apaixonado, a quer de volta, mas ela recusa. É um livro polêmico (erótico? irônico? sarcástico? nojento?), mas é muito bom e está na lista dos melhores da literatura inglesa do séc XX.

Na música uma aluna está apaixonada pelo professor e ele resiste bravamente com o "Don't Stand So Close To Me". O livro é citado na música "It's no use/ He sees her/ He starts to shake and cough/ Just like the old man in / That book by Nabokov". A música começa um pouco lenta e depois evolui para a batida do refrão, tipo "eu quero, mas sai daqui!"
O Sting foi professor antes de ficar famoso com o The Police, não sei se é uma letra autobiográfica, mas entendo qualquer aluna que tenha se apaixonado por ele. Passei boa parte da minha adolescência querendo ser a Lolita do Sting. #prontofalei

3. Killing an Arab - The Cure
Livro: O Estrangeiro - Albert Camus

No livro o Meursault tem uma vida normal, trabalha, tem uma namorada ocasional, e não se abala com muita coisa, nem com a morte da mãe. Ele é indiferente a tudo (estrangeiro vem de estranho). Meursault faz amizade com um vizinho que seria cafetão. Um dia, numa praia, eles são abordados pelo irmão (árabe) de uma das mulheres do vizinho, e o vizinho sai ferido a facadas. Meursault, num momento de delírio causado pelo sol e calor (ou piração momentânea) volta na praia e dá 4 tiros no sujeito. Meursault vai a julgamento, mas é mais julgado por não ter chorado no enterro de sua mãe do que por ter matado um homem. O Estrangeiro é um clássico existencialista/niilista/whatever. Esse livro é excelente. Recomendo.

A música é exatamente o estrangeiro matando o árabe e o momento existencialista: "Standing on the beach/With a gun in my hand/Staring at the sea/Staring at the sand/Staring down the barrel/At the arab on the ground/I can see his open mouth /But I hear no sound // I'm alive/I'm dead/I'm the stranger/Killing an arab"

4. Eye In The Sky - Alan Parsons Project
Livro: 1984 - George Orwell

E quem não conhece 1984? O livro do Big Brother, o grande irmão que vê e controla todos (e no qual foi baseado o programa da Globo).

Esse livro inspirou vááárias músicas, inclusive a ótima 1984 do David Bowie, mas eu escolhi esse clássico cafona dos anos 80 pelo refrão: "I am the eye in the sky/Looking at you/I can read your mind/ I am the maker of rules/ Dealing with fools/ I can cheat you blind/ and I don't need to see anymore to know that/ I can read your mind". Agora, olha para a câmera dentro do elevador, lembra dessa música e diz se não dá um medinho.

5. Romeo an Juliet - Dire Straits
Peça/Livro: Romeo and Juliet - William Shakespeare

Romeu e Julieta todo mundo conhece. E acho que quase todas as histórias de tragédias amorosas modernas são baseadas nessa peça do Shakespeare.

Mas a música não é sobre uma tragédia amorosa , é só um casal moderno tentando se entender. A referência ao Romeu e Julieta original fica na parte que o Romeo da música está embaixo da luz de um poste, a Juliet na janela, e ao invés de um longo monólogo sobre a amada, o Romeo só manda um "You and me babe, how about it?". Joey Tribiani style.


Bonus tracks: Tom Sawyer - Rush (The Adventures of Tom Sawyer - Mark Twain), Wild Boys - Duran Duran (Wild Boys - William S. Burroughs) e Who Wrote Holden Caufield - Green Day (O Apanhador no Campo de Centeio - J.D. Salinger)

Um comentário:

  1. gostei da lista! não sabia que eye in the sky se referia a 1984, aliás, é uma daquelas músicas que a gente gosta, conhece, canta mas não presta muita atenção na letra... coisa que vou fazer a partir de agora. ;-)

    E a Kate bush é a própria Cathy cantando... adoro!

    Ah, cheguei no post pela Batata transgênica, senquis, Naomi!

    ResponderExcluir