20.11.11

Book Report: Orgulho e Preconceito e Zumbis de Jane Austen e Seth Grahame-Smith

O 'co-autor' Seth Grahame-Smith acordou um dia e pensou: "que tal pegar um clássico da Jane Austen como Orgulho e Preconceito e dar uma apimentada na história colocando uns zumbis?", mas aí dois segundos depois ele pensou melhor: "Hum, vou fazer isso da maneira mais fácil e ganhar uns trocados. Vou pegar o texto original, adiciono zumbis no fim das frases e deixo a Jane Austen como co-autora. Gênio."

E o Sr. Seth fez exatamente isso. Fácil assim. Ele nem se deu o trabalho de colocar alguma trama a mais, nem explicar direito o surgimento da tal praga que resultou nos zumbis, nem se era uma coisa restrita a Inglaterra ou ao resto do mundo, ou seja, nenhuma novidade.

A idéia é boa, nem sei se ele tinha intenção de fazer a história das irmãs Bennett um pouco mais interessante para um público mais jovem (ou mais nerd), mas não foi bem executada.

(Alguns SPOILERS a seguir)

As irmãs Bennett foram transformadas em lutadoras treinadas na China pelo mestre Shaolin. Elas detém algum segredo que hora nenhuma é revelado. Apesar de todo treinamento para matar os zumbis elas só se preocupam mesmo com os rapazes vizinhos e em casar. A mãe delas continua uma chata nesse livro. O pai delas é um guerreiro também treinado, mas continua sem dinheiro e sua casa ameaçada de ser tomada pelo Sr. Collins.

As casas tem dojos e elas lutam com espadas e mosquetes. Detalhes que não fazem a menor diferença.

A história segue IDÊNTICA ao livro original (principalmente os diálogos) com zumbis aqui e ali. Exemplo: o Sr. Seth enfiou uns zumbis no baile inicial, tipo, estão bailando e de repente os zumbis invadem a cozinha e a Elizabeth mostra seus dotes de lutadora que impressionam o Sr. Darcy (que foi treinado no Japão e se acha superior por isso).

Os personagens estão sempre encontrando zumbis nas estradas e ainda assim viajam bastante. Londres é uma cidade murada divida em setores e mais nada é explicado sobre a situação.

Mesmo sendo exímias lutadoras, as mocinhas devem abandonar tal ofício depois que casam. Oi?

O Sr. Seth só teve coragem de transformar uma personagem secundária em zumbi, até foi interessante, poderia ter sido mais.

Os Bennetts colocavam couve-flor nas redondezas para enganar os zumbis e depois matá-los. Oh, really? Estou esperando o dia que o pessoal de The Walking Dead vai descobrir esse truque.

A heroína Elizabeth é boa com a espada, não tem problema nenhum em matar os zumbis e algumas pessoas. Quando o Sr. Darcy se declara a primeira vez, ela o trata a socos e ponta-pés, literalmente, mas depois eles até matam alguns zumbis juntos, de mãos dadas, num passeio ao ar livre.

A essência dos personagens foi mantida, exceto o Sr. Darcy. Não sei se o Sr. Seth achava que o Sr. Darcy não era macho suficiente no livro original e decidiu que ele seria mais, na falta de palavra melhor, violento (vê-se que o Sr. Seth não entende nada de homem, nem de mulher). O Sr. Darcy desse livro é um sádico. Primeiro ele quebra as pernas do Wickham quando são crianças e dá a desculpa que era para ele não chutar mais ninguém.(Oi?) Depois bate (muito) na empregada que ajuda o Wickham a fugir com sua irmã. Depois, já no fim, quando ele está saldando as dívidas do Wickham e o obrigando a casar com a chatinha da Lydia Bennett, o Sr. Darcy decide deixar o Wickham tetraplégico para garantir que ele não vai fugir da Lydia. Isso mesmo, ele dá uma surra no Wickham, com vontade. WTF?? Nesse momento a Jane Austen desejou comer (e cuspir) o cérebro do Sr. Seth. Eu também.

(fim dos Spoilers)

Até pensei em comprar esse livro quando saiu, mas não comprei, veio parar na minha mão depois de uma troca de livros que fiz no Skoob.

Aconselho ler o original da Jane Austen, o texto é uma delícia, não precisa dos zumbis para ficar moderno. E para quem quer uma versão atualizada da mesma história pega O Diário de Bridget Jones, que é mulherzinha sim, e é super engraçado.


2 comentários:

  1. Nâo li o livro ainda... Mas aguardo o filme com particular ansiedade... rs.

    ResponderExcluir
  2. Não vai ser difícil o filme ser melhor que o livro. :)

    ResponderExcluir