30.12.11

Momento TOC Livros (5)

Esse ano eu não li muito, comparando com os anos anteriores, e nem cheguei na metade do objetivo para esse ano (25 livros), mas li alguns livros com mais de 500 páginas, compensa né? Comprei um kindle, li muito mais em inglês e, infelizmente, não foi esse ano que terminei de ler Ulisses do James Joyce, quem sabe ano que vem.

Então aqui estão os livros de 2011 anotados no meu caderninho, que chegou ao fim (tem os livros desde 2004), mas já tenho um novo.

(os que tem link são posts que escrevi aqui no blog)

- A Libélula dos Seus Oito Anos de Martin Page - é sobre uma menina, Fio, filha de criminosos que quando vão presos ela passa a morar com a avó num trailer e tem uma imaginação fértil. Já adulta ela quer estudar direito e para conseguir dinheiro para a faculdade aplica um golpe: ela manda um bilhete escrito "eu sei o que você fez" para pessoas ricas que ela escolhe no catálago e pede uma quantia não muito alta. Um dia seu golpe é descoberto por um homem que descobre que Fio pinta belos quadros e a faz famosa. O Martin Page sempre tem histórias divertidas e diferentes, nesse livro, as vezes, ele viaja um pouco, mas o resultado final é bom, eu gostei.

- Por Acaso de Ali Smith - É sobre uma família que tem sua casa invadida por uma jovem (ela diz que o carro quebrou, pede para entrar e fica) que reage de formas diferentes aos membros dessa família, provocando situações as vezes extremas. Esse livro tem uma narrativa muito interessante, cada capítulo é o ponto de vista de um membro da família e escrito de uma forma diferente (o da mãe são entrevistas).

- Dead and Gone de Charlaine Harris - Foi o primeiro livro que li no kindle para iPod para ver se eu me ia me adaptar a forma eletrônica. Tanto gostei que comprei o kindle (ler no iPod é cansativo por causa do tamanho pequeno e da luz da tela). Anyway, esse livro é mais uma das aventuras da Sookie Stackhouse e os seres mágicos (de vampiros a fadas) de Bon Temps. Nesse livro acontece uma guerra das fadas. Isso mesmo. Guerra. De. Fadas.

- The Pillars Of The Earth de Ken Follet - Sobre a construção de uma catedral na Inglaterra durante o século XII.

- The Imperfectionists de Tom Rachman - Foi um desses livros que comprei pelo título e gostei muito. É sobre um jornal internacional, em inglês, com sede em Roma. Cada capítulo é sobre um dos funcionários, do editor aos jornalistas (inclusive os que trabalhavam fora do país), do dono e até de um leitor. Poucos livros desenvolvem personagens tão bem em poucas páginas. As histórias estão todas interligadas, e tem um pouco de tudo: tristeza, comédia, crueldade e até finais bittersweet.

- I Saw You de Julia Wertz - A autora gosta de ler uma parte do Craigslist (aquele site de classificados) onde as pessoas deixam anúncios para outras pessoas que só viram uma vez e querem encontrar outra vez. Essa seção se chama Missed Connections. Ali tem homem procurando mulher (M4W), mulher procurando homem (W4M), homem procurando homem (M4M) e mulher procurando mulher (W4W). Ela pediu aos amigos ilustradores que escolhessem suas histórias (anúncios) favoritos e fizessem um desenho. Geralmente são histórias fofas de pessoas que não falaram com alguém no coffee shop, ou na fila do cinema, mas tem também as mais bizarras e meio esquisitas. Achei divertido.

- One Day de David Nicholls - Dex e Em. Adorei esse livro.

- Perfect From Now On de John Sellers - o autor é um jornalista de música e resolveu escrever sobre sua paixão pelas bandas indie. O começo é legal quando ele fala que odeia o Bob Dylan só porque seu pai adorava e escutava demais. Lá pelos anos 80 ele era fã do Duran Duran (que me arrancou algumas risadas) e New Order. Da metade para o fim ele vai listando algumas bandas até chegar na sua favorita: Guided By Voices. Ele foi convidado a passar um tempo com o pessoal da banda como fã, mas esqueceu de mencionar aos músicos que já tinha vendido uma história de livro sobre a banda. Na metade do livro eu já estava achando esse cara um hipster mas no fim eu já tinha certeza que ele era um babaca, ainda mais no anexo onde ele tenta explicar matematicamente como se forma uma banda indie.

- The Tenant At Wildfell Hall de Anne Brontë - mais um das irmãs Brontë.

- Skippy Dies de Paul Murray - outro livro que comprei pelo título. Quando a Amazon me sugeriu esse livro achei o título curioso e baixei no kindle. O Skippy é um garoto que estuda em um colégio interno na Irlanda. Ele morre logo no início do livro, depois de apostar uma corrida com seu amigo até a loja de doughnuts. A partir daí a gente fica sabendo de todos os fatos que levaram Skippy até esse momento e também da vidas dos outros alunos, professores e padres da escola. Demorei muito para terminar esse livro, mas gostei.

- Orgulho e Preconceito e Zumbis de Jane Austen e Seth Grahame-Smith - que o Sr. Smith não acabe com mais nenhum clássico da literatura.

- Dead in The Family de Charlaine Harris - outra aventura da Sookie Stackhouse e o pessoal de Bon Temps. Todos se recuperando da guerra das fadas no livro passado, o maker do Eric aparece com um dos príncipes da família Romanov, que além de vampiro é serial killer, e a Sookie tem uma fada nada bacana dando uma de stalker nas terras dela. (acho que depois desse livro vou abandonar essa série que não acaba nunca).

- The Tiny Wife de Andrew Kaufman - esse livro é um conto sobre um ladrão que entra num banco e não rouba dinheiro. Ele rouba o que as pessoas tem de maior valor sentimental com elas no momento. Ao sair ele informa que está levando 51% da alma delas e que elas tem que fazer de tudo para recuperar o que foi perdido. Coisas estranhas começam acontecer com as pessoas que estavam no banco e uma delas era a mulher do narrador que começa a encolher.

Não serei tão otimista para o objetivo de 2012 como fui ano passado, então 20 livros para o ano que vem está bom.

Outros Momentos TOC Livros (1), (2), (3) e (4).

Nenhum comentário:

Postar um comentário