5.1.12

Jardim Botânico do Rio




O Jardim Botânico foi fundado pelo D. João VI em 1808 com a intenção de aclimatar especiarias vindas das Índias Orientais. De lá para cá as plantas já se aclimatizaram, se misturaram com a flora nacional e a cidade tem um espaço verde incrível.


O JB tem 137 hectares e 55 deles estão abertos a visitação desde 1822. Ali estão, nas aléias, muitas das espécies de plantas e flores brasileiras e de outros lugares do mundo.


orquídeas

bromélias

Os corredores de Palmeiras Imperiais são impressionantes, e o JB tem várias outras plantas tão interessantes quanto. Além das plantas, tem edificações históricas, chafariz inglês, jardins temáticos, lagos construídos e esculturas.


bambus

O passeio pelo JB é uma delícia, as árvores altas fazem muita sombra, tem banheiros e bebedouros espalhados, e muitos bancos.

descansei no banquinho
O Jardim Botânico é todo plano, fácil de andar, mas é preciso ter cuidado com os animais silvestres, os mosquitos e com as plantas. Eu estava lá na alameda das palmeiras imperiais tentando tirar uma foto minha com o timer, corri, a máquina tirou a foto, e quando voltei para ver se tinha dado certo, escutei um barulho que me fez pular. Achei que tinha sido uma batida de carro na rua, mas não. Foi um galho de uma das palmeiras que caiu a 1 metro de mim, onde eu tinha passado segundos antes.

estava andando tranquilamente...

pá! caiu o galho.

Imagina um galho de, sei lá, 2 metros, despencando 30 metros na sua cabeça. Pois é. O Jardim Botânico pode ser um passeio radical.



A entrada custa R$6,00 e está aberto das 8:00 as 17:00. Não esqueça de usar sapatos confortáveis, protetor solar e repelente. E um capacete, just in case.

Nenhum comentário:

Postar um comentário