10.1.12

Palácio do Catete e Museu da República




A esposa do Barão de Nova Friburgo decidiu morar perto do mar e o Barão construíu o Palácio de Nova Friburgo ali na Baía de Guanabara, onde hoje é o bairro do Flamengo/Catete. A construção começou em 1858, mas só ficou pronto em 1866. O casal só morou na casa por pouco tempo e depois que ambos faleceram, seu filho vendeu a casa para um grupo que iria fazer um hotel de luxo. Não deu certo e o banqueiro Francisco Paula Mayrink comprou para depois vendê-lo ao governo.

O Palácio então, em 1897, se tornou a sede do Governo Federal até 1960 quando foi transferida para Brasília. E hoje o Palácio do Catete é o Museu da República.



O Museu tem 3 andares. No térreo tem a história do palácio, do Barão de Nova Friburgo, os presidentes que ali viveram, e o Salão Ministerial, onde os presidentes se reuniam com seus ministros.



A escada que leva ao segundo andar é suntuosa. Aliás, tudo no palácio é suntuoso, detalhado, ostentação nível 100. E é no segundo andar que tem os salões com detalhes em cada canto da parede, móveis originais da época do Barão, pisos de marchetaria incríveis, louças, cristais, e tudo mais que o dinheiro e os decoradores da época podiam comprar.

salão de baile

os pisos são lindos




parede trabalhada


No terceiro andar tem uma exposição boa sobre a República, e o famoso quarto do Getúlio Vargas, onde ele suicidou-se, com os móveis todos na posição original do dia em que ele morreu.



O jardim do Palácio é enorme, bonito, cheio de árvores altas e laguinhos. Um lugar agradável para descansar, e estava cheio de gente passeando.

Está aberto de terça a sexta de 10 as 17 e sábado, domingo e feriados de 14 as 18. A entrada do Museu custa R$ 6,00 e mais R$ 5,00 se quiser o audio guide. (Peguei o audio guide dessa vez, foi bem instrutivo na hora de mostrar os detalhes dos salões, e é bom para os estrangeiros porque não tem nada escrito em inglês ou espanhol)

O jardim é de graça.

Na última vez que estive no Museu da República ainda nos davam pantufas para ficarmos deslizando no chão de madeira dos salões. Agora isolaram os salões e só vê da porta.

Outra coisa que me chamou atenção foram as estátuas no jardim. A maioria é de crianças sendo cruéis com animais, uma coisa no mínimo estranha. Devia ter um audio guide explicando.

gente, coitado do canguru!


Nenhum comentário:

Postar um comentário