11.6.12

Helsinki, Finlandia



Helsinki fica a 2 horas e meia de barco de Tallinn, entao entramos num navio da Viking Line e fomos passar o dia na capital da Finlandia.



Quando chegamos em Helsinki estava nublado e frio. A minha primeira impressao foi de uma cidade escura com uma catedral branca enorme no meio, mas o sol logo apareceu, esquentou e os locais comecaram a aparecer nas ruas.

nao eh neve, eh espuma
Ficamos um tempao sentados no Esplanade Park, o parque promenade central da cidade, fazendo um people watching basico e pegando um sol.


espaco para shows
fofo
fofo2
starbucks distribuindo frapuccino gratis

estatuas divertidas

reuniao do book club

Depois de dar conta da vida dos turistas e locais que passavam ali (e com a cara vermelha do sol) fomos ver o famoso Design District. Ate pouco antes de vir, eu nao fazia ideia que Helsinki eh a cidade mundial do design em 2012, só descobri lendo esse post da Helo Righetto. O Design District eh um bairro que tem as princiapis lojas e galerias de design da cidade, e o Museu do Design. Como era domingo as lojas estavam fechadas, e o dia estava bonito demais para entrar num museu.




museu do design
Entao fomos andar mais pela cidade. Helsinki nao eh grande, as principais atracões ficam todas perto do Esplanade Park e da Catedral (que eh perto do porto), mas, para quem nao gosta de andar, a cidade eh muito bem servida de trams e tem varios tours de onibus hop on/hop off.

tram: melhor transporte publico





Passeamos pela Aleksanterinkatu, a avenida entre a estacao de trem e o Eplanade Park, que tem alguns shoppings e todas as lojas de rede (Zara, H&M, etc), e fomos ate a Catedral. Almoçamos no Market Square, a feirinha na beira do mar, e continuamos pela Pohjoisesplanadi, a rua que beira o Esplanade Park, para ver os locais sentados nos cafes curtindo o sol e tomando sorvete. Dado curioso: os finlandeses são os europeus que mais consomem sorvete (como gostam de gelo).

aleksanterinkatu


 pohjoisesplanadi

cafes lotados

Fomos a Temppeliaukio Church, uma igreja lapidada dentro de um morrinho de granito que tem uma acustica fantastica.

orgao da igreja

E ali perto, no Kamppi, uma especie de praca com shoppings e bares, e eh onde esta um dos projetos de arquitetura da World Design Capital: a Kamppi Chapel.  Como esta no post da Helo, a capela, que não eh de nenhuma religiao especifica, eh um espaco para que as pessoas tenham um momento de silencio no lugar que eh o mais movimentado de toda Finlandia. O design levou 4 anos para ser desenvolvido e executado (usando muita tecnologia) e ganhou premios. O silencio la dentro eh impressionante (mas os banquinhos nao sao muito confortaveis). Gostei da estrutura, mas achei que fosse uma sauna (tem um formato de ofuro por fora). Outro dado interessante: a Finlandia tem 3 milhoes de saunas e 5.3 milhoes de habitantes, eles gostam de suar.



gostei da luz natural


Confesso que antes de vir aqui so sabia quatro coisas da Finlandia: eh o pais do Papai Noel, tem varias bandas de heavy metal, eh a terra do Mika Hakkinen e foi aqui que o Adhemar Ferreira da Silva ganhou a primeira medalha de ouro no salto triplo nas Olimpíadas de 1952. Agora sei que eles foram parte da Russia por 100 anos, sofreram um bocado na segunda guerra, era aqui que os russos gostavam de jogar os tais coqueteis molotov, deram a volta por cima, são mestres no design minimalista, gostam de sauna, de sorvete e de cafe.

Na volta para Tallinn o navio passa por Soumenlinna, a ilha que tem o forte que foi construido para defender a Suecia, depois a Russia e por ultimo a Finlandia. Esta na lista da UNESCO como exemplo de arquitetura militar europeia. Infelizmente nao vi nada disso, tanto na ida quanto na volta tinha uma neblina forte bem na hora que o navio passou pela ilha.

maldita neblina e o sol das 22:00
Mais fotos no Flickr.

2 comentários:

  1. Ricardo Rezende13/06/2012, 19:55

    Helsinki parece ser uma cidade bonita e fashion.
    Mas você sabe pelo menos uma coisa a mais sobre a Finlândia: é a terra da Nokia.
    Beijo e boas viagens,
    Ricardo

    ResponderExcluir
  2. Tinha esquecido da nokia! (tambem, eles andam mal na corrida dos telefones, né?)

    ResponderExcluir