5.6.12

São Petersburgo (1)



Saímos de Moscou para São Petersburgo de trem, mas não sem tentar decifrar o painel de partida dos trens na estacão do Lenin. A viagem de trem eh agradável, tranquila, e demora 4 horas e meia. Chegamos na estacão central de São Petersburgo e fomos andando ate o hotel, passando pela rua mais movimentada da cidade: Nevskiy Prospekt.

estacao de trem


kd sao petersburgo?


do interior


para a agitacao da cidade

São Petersburgo eh bem diferente de Moscou, eh uma cidade mais europeia, com prédios baixos, fachadas coloridas em tons pasteis e nada de concreto aparente. Eh um pouco mais confusa que a capital, inclusive o transito eh mais intenso, mas aqui tem muito mais gente andando nas ruas e curtindo os parques.




A cidade eh cortada pelo Rio Neva e desse rio derivam vários canais que só contribuem para o charme da cidade.



A historia da cidade começou quando o Czar Pedro,o grande, um homem viajado e muito culto, quis um pedaço de praia para a Russia e foi negociar com os Suecos. Os vikings disseram não, rolou uma guerra, o Pedro venceu e em 1703 construiu sua cidade na entrada do Golfo da Finlândia. Em 1712 a cidade se tornou a capital da Russia ate a revolução de 1917 quando voltou a ser Moscou.



Durante os anos de USSR a cidade ficou conhecida como Leningrado, e aqui aconteceu um dos momentos mais terríveis da Segunda Guerra: o Cerco a Leningrado.

Com o fim da Uniao Sovietica a cidade voltou a ser São Petersburgo, e assim como Moscou, eh possivel ver as mudancas que vem acontecendo. Muitos jovens nas ruas, carros novos, iPhones, iPads, rock n' roll, turistas de todos os cantos do mundo, a cidade não para.



Depois de largar as malas no hotel, ainda com muita luz do dia (aqui so anoitece depois das 23:00) fomos ver a Igreja Do Sangue Derramado. A igreja foi construida no local onde o Czar Alexandre II foi assassinado (jogaram 2 bombas na comitiva), e o irmão mais velho do Lenin fazia parte do grupo assassino (e foi mandado para a Sibéria). A parte exterior eh bonita com aqueles bulbos coloridos e dourados. O interior da igreja eh totalmente revestido de mosaicos super detalhados, uma coisa linda.









Nenhum comentário:

Postar um comentário