6.6.12

São Petersburgo (2)


O museu The State Hermitage eh um dos mais antigos do mundo. Foi fundado pela Catarina, a grande, (todo mundo aqui na Russia eh 'o/a grande') em 1764, quando ela comprou uma grande coleção de pintores holandeses e só foi aberto ao publico em 1852. O prédio principal foi construído pelo Pedro, o grande (obvio), para ser o palácio de inverno da família. O Hermitage eh ENORME, são 6 prédios, mas só 4 estão abertos ao publico (e mesmo assim eh coisa pacas). O museu tem uma coleção de 2.970.000 de pecas (isso mesmo, mais de 2 milhões!), claro que nem tudo esta a mostra (inclusive no primeiro andar tem muitas caixas fechadas). Em 2011 o Hermitage recebeu 920 mil turistas estrangeiros, fora os russos que viajam em massa pelo seu próprio pais.




Nos já tinhamos nosso ticket, que compramos via internet, e isso facilitou muito porque as filas são tao grandes quanto o museu. Com o voucher na mão foi só trocar pelos tickets na recepção. Quem vier tem que se preparar para andar muito, se perder um pouco, enfrentar multidões em algumas salas, muitos guias falando em diferentes línguas e muita gente tirando fotos das obras.

uma porta para essa multidao
Para otimizar a visita eh só escolher o que se quer ver la dentro. No nosso caso era: arte francesa do seculo 19/20, a parte egípcia, arte holandesa e os salões do palácio. Entre uma e outra íamos vendo arte russa, arte inglesa, arte italiana, etc, e as vezes só olhando para o chão admirando o piso.

trono
rococó
detalhe da fechadura
Muito da coleção do Hermitage vem de aquisições dos czares. Depois da revolução bolchevique, muitas pecas vieram de coleções particulares que foram nacionalizadas.

tem van gogh desconhecido
matisse mais do que conhecido

achei legal picasso em russo (com trocadilho)
O museu eh bem livre, pode tirar foto de tudo (e com flash, mas nem precisa, eh muito bem iluminado) e não precisa de pantufas para andar nos pisos de madeira maravilhosos. Os grupos são grandes, e as pessoas relativamente bem educadas. Em cada sala tem uma tiazinha com cara de bronca escolhida a dedo. Elas não estão uniformizadas, mas ficam sentadinhas, segurando suas bolsas (sera que eh para dar bolsada em caso de mal criados?), olhando tudo e todos.


piso lindo

Do museu fomos ate a igreja do S. Isaac, que eh gigantesca. Parece que tiveram que construir um barco especial para trazer as colunas de granito finlandês que são pecas inteiras.


E como somos maratonistas, atravessamos o Rio Neva e fomos a Fortaleza de Pedro e Paulo, a primeira construção de São Petersburg, onde o Pedro, o grande (só para ter certeza), fincou sua bandeira e decidiu construir a sua bonita cidade.

o hermitage na beira do rio neva
a fortaleza
Dentro do forte tem vários prédios e uma igreja. Depois que o Pedro, o grande (confirmando), ergueu seu palácio, a fortaleza virou prisão e ate o Dostoievski passou um tempinho por la. Os locais gostam mesmo eh de pegar uma praia nos muros. Como estava um dia bonito e temperatura agradável (17 graus), os russos colocaram seus trajes de banho e estavam torrando ao sol.

a igreja e seu para raio gigante

tiozinhos bronzeados

Nenhum comentário:

Postar um comentário