9.6.12

Tallinn, Estonia

tallinn

Saímos de Sao Petersburgo rumo a Tallinn de ônibus. As estradas da Russia são ok e as da Estônia já estão no padrão europeu. A distancia não eh grande, mas demorou 7 horas entre as duas cidades, sendo 1 hora so para sair de Sao Petersburgo e outra 1 hora e meia na fronteira dos 2 países. O ônibus era muito confortável, com wifi gratis, e a viagem foi agradável.

casas de tallinn


Adorei a Russia, mas chegar em Tallinn me deu um certo alivio porque o alfabeto eh romano, aqui todos falam inglês bem e a sensação de ser entendida e de entender os outros eh muito boa. Eh incrível a grande diferença entre dois lugares vizinhos, os russos tem potencial, mas tem que correr atras.

O povo do Báltico (Estônia, Letônia e Lituânia) sofreu um bocado na mão dos russos, tanto na época dos czares quanto depois da segunda guerra quando foram incorporados a USSR. Em 1989, viram uma chance de serem livres, literalmente deram as mãos numa corrente de protesto pacifico pela independência dos países (a Baltic Way) e logo depois a Lituânia se tornou a primeira republica da União Soviética a se tornar independente.

catedral alexander nevsky
Tallinn eh a capital e maior cidade da Estonia, e linda. Tem um dos centros históricos mais antigos e bem preservados da Europa e esta na lista da UNESCO. Tudo aqui eh muito bem organizado e limpo, mesmo com os milhares de turistas que aparecem por dia vindo dos cruzeiros. As informações estão por toda parte, em placas de rua, em placas discretas nas fachadas dos prédios contando a historia, e nas pessoas que são muito simpáticas e prestativas. Por todo centro histórico tem barraquinhas de comidas tradicionais com vendedores vestidos a caráter, ate se tem a impressão de estar numa época medieval.









O centro historico esta cheio de cafes, lojas, galerias de arte com pecas fantasticas, restaurantes (a comida eh muito boa), etc. Basta olhar para a escultura no letreiro que voce vai saber o que tem dentro.

a farmacia

tem ovo frito 

sopa ou pocoes magicas?
A cidade antiga eh dividia em alta (Toompea) e baixa (All Inn). Em Toompea esta a catedral Alexander Nevsky (o mesmo da rua em Sao Petersburgo), o palacio antigo, e eh onde se tem uma vista bonita de toda cidade. Em All Inn fica a praça da prefeitura, as muralhas da cidade com suas torres redondinhas, a Katariina kaik (uma passagem entre as ruas Vene e Muurihave), a farmacia antiga, a rua Vinu, alguns teatros, e muitas lojinhas.

a prefeitura

a praca da prefeitura com uma feirinha

katariina kaik

torre fat margaret

Tallinn tem muitos detalhes, sempre bem encaixados, de uma porta colorida a uma goteira inusitada.


a goteira em forma de bota

pombos para os carros nao passarem



E Tallinn parece uma cidade saída dos contos de fadas, a qualquer momento a Rapunzel pode jogar suas trancas de uma das torres.

rapunzel nao vi, mas shrek e burrinho estavam la
Mais fotos no Flickr.

3 comentários:

  1. Ricardo Rezende09/06/2012, 17:09

    Poxa, que cidade legal!
    Tô curioso por mais fotos e relatos.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. q linda, adorei! gostei do post, sucinto e cheio de info ao mesmo tempo!

    ResponderExcluir
  3. @Ricardo, que bom que vc esta de volta! acompanha ai que ainda tem muito mais. bjo!

    @Helo, obrigada! :)

    ResponderExcluir