5.7.12

Holmfirth, Inglaterra



Holmfirth fica no Holme Valley em West Yorkshire, entre Manchester e Leeds. Essa area da Inglaterra é conhecida por ser industrial, também pelos campos verdes com murinhos de pedras e os moors, morros de campos com vegetação rasteira.





A cidade fica no meio do vale, no encontro dos rios Holme e Ribble. A cidade é antiga, vem desde o século 13 quando começou a crescer em volta da ponte e do moinho. Nos séculos seguintes a cidade cresceu com o comércio de tecidos e com as pedreiras. 


E é a cidade do Nick. Born and raised (e depois foi para o mundo).



A igreja é de 1778, depois que a antiga de 1476 foi destruída na grande enchente 1777. O rio Holme parece pequeno, mas gosta de transbordar de vez em quando.





A cidade é espalhada pelos morros, mas o centro é pequeno: tem uma avenida (que também é a estrada), uma rua principal, Victoria Street, que deve ter 50 metros, uma ponte e a parte antiga da cidade atrás da igreja.











Em Holmfirth tem a fábrica de cartões postais Bamforth & Co, que além de postais turísticos e topográficos, produziu (e ainda produz) muitos cartões divertidos e irreverentes chamados de seaside postcards. Na primeira vez que fui a cidade visitei o museu, que não existe mais, e ri muito dos cartões. Os Bamforths foram pioneiros em fazer filmes na Inglaterra, antes de se dedicarem aos cartões postais, e Holmfirth era conhecida por seus filmes no início do século 20 (1900 e pouco).



A família do Nick tem uma loja de sapatos que está completando 125 anos e o irmão dele toma conta do negócio. A matriz é em Holmfirth e tem algumas filiais em cidades perto.



A mãe do Nick mora lá, numa casa construída nos anos 60, e com estilo diferente, mais moderno, do que as vizinhas tradicionais, todas de pedra. A casa fica em um dos morros em volta do vale e a vista do jardim da vó Sheila é linda. No verão, ela passa o dia catando as framboesas fresquinhas, e deliciosas.



vista do jardim


nick e vó sheila catando framboesas




As casas inglesas todas tem nome, e todos conhecemos as famosas da ficção: Pemberley do Mr. Darcy, Wuthering Heights do Heathcliff, Thronfield do Mr. Rochester, Wildfell Hall, Downton Abbey, Northanger Abbey, e por aí vai. E essa tradição continua, mesmo que as casas não sejam tão majestosas, nas cidades menores com ruas pequenas as casas nem tem números, só nome e CEP.








Holmfirth agora tem um vinhedo, uma surpresa para os locais que alguém poderia crescer uvas naquele terreno. Deu certo, estão produzindo um vinho branco, outro rosé, e é gostoso. A cidade também é conhecida por um seriado inglês chamado The Last of the Summer Wine, que se passava (e foi filmado) em Holmfirth e ficou no ar, na BBC, entre 1973 e 2010.



Não poderia deixar de mostrar um dos vários pubs da cidade, o Farmers Arms, na esquina da rua da vó Sheila. Ales locais e Guinness garantidas.






Mais fotos no Flickr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário