10.10.12

Los Angeles - Getty Center


J. Paul Getty era um industrial do petróleo e era um grande colecionador de arte. Em 1953 ele criou uma fundação em seu nome para as artes. Depois de sua morte (em 1976), sua coleção virou o museu Getty e mais de 600 milhões de dólares foram deixados para a fundação.

O Getty Center que fica em Brentwood, Los Angeles, é um campus para a fundação e também uma parte do museu Getty (a outra parte é o Getty Villa que fica em Malibu).




O Getty Center foi inaugurado em 1997. É um campus grande, com vários prédios e fica no alto de uma montanha. O lugar é lindo. Os prédios me lembraram Dubrovnik com as pedras claras e piso brilhante, me deu saudade da Croácia. Os jardins são uma atração a parte. Eu adorei o jardim de cactos que fica numa ponta do terreno com vista par ao freeway 405 e a cidade.









cactos que parecem docinhos

O jardim central com um labirinto pequeno dentro de um lago com uma cachoeira também é bonito. Achei sensacional as estruturas formadas com cabos de ferro para que as (os?) buganvílias ficassem como árvores fazendo sombra. E claro que tem um gramado verdinho e algumas árvores que estavam nas cores do outono.











Poderia ficar horas só do lado de fora, mas também tem muita coisa para ver do lado de dentro. É uma coleção grande, mas não tão grande que te deixa com a sensação que não vai conseguir ver tudo. É uma coleção abrangente que vai desde antes de 1700 até fotos modernas, fora as exposições especiais. Quando estive lá a exposição da vez era Messerschimdt and Modernity com bustos de expressões faciais fantásticas. A coleção fixa tem muitas pinturas, algumas esculturas e móveis.



van gogh está lá


As vezes depois de passar por uma sala tem uma porta que dá para o lado de fora e uma vista espetacular.

a vista também é obra de arte

O Getty Center está aberto de terça a domingo de 10 as 17:30 e no sábado até as 21:00. A entrada é grátis.

Para chegar ao Getty Center eu peguei o ônibus 761 na entrada da UCLA que me deixou na porta da estação do trem interno que sobe para o museu. Para quem vai de carro tem um estacionamento (que custa 15 dólares) embaixo da estação de trem. Todo mundo sobe no trem.

lá vem o trem 
É bom chegar cedo, antes dos grupos grandes e das escolas. Não esqueça o protetor solar e um chapéeu para os meses mais quentes. Para comer tem quiosques de café e restaurantes com buffet e a la carte, mas não comi lá.

O Getty Villa ficou para a próxima visita a Los Angeles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário