2.1.13

+ Filmes

Começando 2013 com os últimos filmes que vi, alguns ainda ano passado e outros já no primeiro dia do ano.

As Aventuras de Pi

Li o livro "A Vida de Pi" em 2005. É a história de Piscine Patel, um garoto indiano cujo pai era gerente de um zoológico na India. Um dia o pai vende os animais e decide se mudar para o Canadá. No meio do caminho o navio. que transportava os animais e a família, afunda durante uma tempestade e Pi se vê num bote no meio do pacífico com uma zebra, um orangotango, uma hiena e um tigre de nome Richard Parker.

A minha parte favorita do livro é o início com o Pi narrando as semelhanças dos animais com humanos e suas incursões nas religiões. E o filme tem essa parte de forma mais divertida e lúdica. Confesso que nunca achei que fosse ver um filme desse livro (que não fosse desenho animado) porque mais da metade da história se passa num bote no meio do mar só com o Pi e o tigre. Acontece que é justamente aí que o Ang Lee dirigiu com maestria, criatividade e sensibilidade. As imagens são fantásticas e o tigre é muito bem feito a ponto de não ter a mínima ideia se era CGI, ou animatronic ou um tigre de verdade (medinho).

Ver esse filme já sabendo o que acontece tira a surpresa do fim (que tem um momento didático desnecessário), mas faz observar toda a parte no mar com outros olhos. Decididamente um filme tão bom quanto o livro.

Flight (O Vôo)

Denzel Washington faz um piloto bebum que cheira umas carreirinhas, briga com a ex-mulher por telefone, e vai pilotar. Ele é bonachão, a tripulação o acha divertido, sente o cheiro do alcool de longe mas enquanto ele mantém o avião no ar está zuzu bem, até deixam ele tirar uma soneca. No meio de um vôo o avião apresenta uma falha mecânica e a aeronave embica rumo ao chão. Denzel, na maior CALMA, instrui o copiloto e a comissária a ajudá-lo numa manobra arriscada e inusitada conseguindo pousar o avião num descampado com um número mínimo de mortos (6 em 102).

Se você acha que a cena do avião caindo (que por sinal é muito boa e bem feita) ia ser o pior momento do filme não é. O Denzel faz um piloto arrogante, sabe que a culpa do acidente não foi dele, que ele foi corajoso na manobra (e as drogas deram uma mãozinha aí), mas acharam alcool e drogas no sangue dele e o filme vira uma história sobre um alcoolatra que nega seu estado. O filme é bom, mesmo não tendo simpatia nenhuma pelo personagem do Denzel (que ele faz muito bem, pode até valer uma indicação no Oscar), mas o filme é americano e todo mundo sabe como isso termina.

A trilha sonora é ótima!


Seeking a Friend For The End Of The World

Quando estava em Londres, em julho do ano passado, o que mais vi foi propaganda desse filme nos ônibus vermelhos, mas só consegui ver agora.

A nave enviada para resolver o problema do meteoro que vai acabar com a terra falhou e o fim do mundo tem data. Falta um mês. A primeira coisa que a mulher do Dodge (Steve Carrell fazendo uma cara melancólica que só ele sabe) faz quando ouve a notícia no rádio é fugir. Daí vemos como as pessoas lidam com fato que o mundo vai acabar em 20 dias (e tem uma contagem regressiva). Dodge continua indo ao trabalho, a sua empregada continua limpando a casa, algumas pessoas fecharam seus negócios, outras estão fugindo da cidade, tem gente que contrata assassinos para os matarem, os amigos do Dodge fazem uma festa e experientam com drogas pesadas e tem até gente que se prepara para sobreviver ao impacto.

A vizinha inglesa do Dodge, Penny (Keira Knigtley), briga com o namorado e vai se refugiar no apê de cima. Ela é uma manic pixie dream girl versão fim do mundo - uma daquelas garotas que estão nos filmes para ensinar o cara aproveitar a vida. Dodge acha uma carta de uma ex-namorada dizendo que ele foi o amor da vida dela e decide ir atrás, levando a Penny junto, claro.

O fim é óbvio, mas pelo menos o mundo acaba.

Safety Not Guaranteed

Um cara que coloca um anúncio no jornal procurando "Um parceiro para viajar no tempo. Traga suas próprias armas. Segurança não é garantida.". Um jornalista acha curioso e decide investigar para um artigo na revista. Então, o jornalista e 2 estagiários vão para a cidadezinha beira da praia onde mora o tal sujeito.

O jornalista foi só para rever uma antiga namorada que ainda mora na cidadezinha, o estagiário nerd só quer saber de videogames e a estagiária fica responsável por ser a tal parceira para viajar no tempo.

É um filme indie (tem a Aubrey Plaza de Parks & Rec) sobre a falta da garantia de segurança não só na viagem no tempo, mas também nos relacionamentos, no refúgio dos videogames, no pessimismo preventivo e, claro, na vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário