8.10.13

NYC (2) Brooklyn

O Brooklyn é um dos 5 boroughs (distritos) que compõe a cidade de Nova York (os outros são: Manhattan, Queens, Bronx e Staten Island), é o que tem a maior população e segundo maior em área. É maior que Manhattan.

O Brooklyn é dividido em bairros: Williamsburg, Bushwick, Brooklyn Heights, Park Slope, DUMBO, Greenpoint, e vários outros.

Dos 4 dias que passei em NYC explorava o Brooklyn antes e depois de ir a Manhattan (sinceramente, poderia ter feito um pouco menos de Manhattan e um pouco mais do Brooklyn). A minha prima que morou em Williamsburg deu dicas ótimas que ajudaram muito.

Fiquei lá porque não conhecia essa parte da cidade e acabou sendo, para mim, uma ótima decisão como disse no post anterior.

E é do Brooklyn que se tem as melhores vistas de Manhattan.

I rest my case.

Bushwick

Bushwick é a área do hostel que fiquei. Confesso que ao sair da estação de metrô (Morgan Ave na linha cinza, a L, 20 min de Manhattan) achei que estava no lugar errado, era um pouco deserto. Comecei andar na Bogart Street em direção ao que eu achava que talvez fosse a do hostel e comecei a ver muitos muros grafitados, alguns artistas de rua, gente descalça com iPhones, alguns judeus ortodoxos, muita gente com óculos de grau, resumindo: festa estranha com gente esquisita (e eu gosto desse mix). Acho Williamsburg ficou mainstream e os hipsters hard core foram todos para Bushwick.


Depois de deixar a mala no hostel, estava faminta, e seguindo as dicas da minha prima fui atrás do restaurante japonês que era na esquina. Não achei. Passei umas 3 vezes onde a recepcionista do hostel disse que era e não vi. Decidi ir no italiano chamado Roberta's que ficava na outra rua e tinha uma entrada duvidosa. Acontece que em terra de hipster é assim, não pode ir pela aparência, e ao entrar no Roberta's tive uma surpresa: era muito bacana por dentro e estava lo-ta-do numa segunda-feira hora do almoço. Sentei no bar, conversei com alguns locais que me deram mais dicas, e a comida estava ótima.

oz está atrás da cortina vermelha

Depois desse insight consegui ver o Momo Sushi Shack, o japonês da esquina, voltei lá para jantar e também estava cheio de gente (a comida é excelente). Na outra esquina tinha um bar chamado Tutu's.

momo por fora. oi?
momo por dentro

Com tanta coisa pertinho do hostel nem explorei mais Bushwick, mas aprendi a deixar a mente aberta.

Williamsburg

Essa área ficou famosa pelos hipsters e pela série Girls. Não sei como era há alguns anos, é um lugar que está crescendo e se desenvolvendo, achei interessante. Bedford é a primeira parada no Brooklyn da linha cinza, a L, para quem vem de Manhattan (10 minutos vindo da Union Square), e ao sair da estação já está no meio da área mais movimentada do bairro.

bedford ave

A Bedford Ave corta o bairro de norte a sul, a estação de metro fica na North 7th Street. (os números das ruas vão decrescendo para o sul até chegar na Grand Street, daí começa a crescer pela South 1st, South 2nd, e por aí vai). Na própria Bedford, e na North 7th, N 6th, ou N 5th em direção ao East River, tem vários restaurantes, cafés, lojas locais e street art.



Na N 8th você chega no East River State Park que tem uma vista maravilhosa de Manhattan. Para quem vem no East River Ferry o ponto é na N 6th.

um pouquinho de praia do east river

A minha rua favorita é N 3rd St. Tem a Mast Brothers Chocolate Factory, com chocolates deliciosos embalados lindamente, o Radergast Hall, um biergarden bacana, o Café de la Esquina Diner, a Brooklyn Art Library (uma biblioteca de cadernos de desenho), uma padaria, e lojas locais.

chocolates 


Dos restaurantes que minha prima indicou fui a dois: Julitte (135 N 5th St) um francês muito bom, jantei lá, mas parece que o brunch é que tem fama, e o Patet et Traditions (N 6th com Havemeyer St), uma creperia maravilhosa que me deu saudade da Provence.



Para aventurar mais um pouco, em volta da próxima estação na L, a Lorimer Street, também tem vários bares e restaurantes. (Minha prima indicou o Union Pool)


Aos domingos tem a Brooklyn Flea Market na N7th com Kent Ave e aos sábados tem uma feira de comida.

hipsters x hippies. 

Para o norte da N 7th tem a Brooklyn Brewery (na N 11th) e atravessando o McCarren Park já é Greenpoint, outro bairro, com mais restaurantes (o Five Leaves é bacana), cafés, lojas locais e um people watching muito digno.

loja que faz calças sob medida
em greenpoint

Brooklyn Heights

A área residencial classe média alta (alta) do Brooklyn. Me lembrou Back Bay em Boston com algumas casas de tijolos vermelhos parecidas e comércio no subsolo. (Clark St. nas linhas 2 e 3 ou Court St na linha R do metrô) Andei pela Montague Street e foi muito agradável (tem uma Crumbs Bake Shop). Essa rua termina no Brooklyn Promenade, um passeio com vista para Lower Manhattan e a Estátua da Liberdade.



Downtown Brooklyn

O centro de Brooklyn tem a prefeitura (do distrito), várias lojas (algumas de outlet) na Fulton Street,  gostei de andar por lá um pouco. Em Downtown Brooklyn passa a maioria das linhas de metrô e vai até a Atlantic Avenue onde fica o impressionante o Barclay's Center. (Jay St nas linhas A,C, F e R e Borough Hall nas linhas 2 e 3.  Para o Barclay, Atlantic Ave - Barclays Ctr nas linhas 2, 3, 4 e 5)

barclay's center


DUMBO

DUMBO significa: Down Under the Manhattan Bridge Overpass. Fica entre a Brooklyn Bridge e a Manhattan Bridge, e, como o nome diz, mais para embaixo da Manhattan Bridge. (e tão barulhento quanto o nome sugere) Para chegar no Dumbo é só atravessar a Brooklyn Bridge a pé, ou High St nas linhas A e C e York St na linha F.



Inicialmente era uma área de galpões, depósitos e fábricas. Com o fim da industrialização, a área se tornou residencial e muitos artistas que buscavam lofts espaçosos foram para lá nos anos 1970.

Hoje tem muitas galerias, empresas tech, lojas locais, vintage, cafés, restaurantes, fabrica de chocolate, padaria francesa (essas eu sempre encontro), e um festival de artes que acontece no final de setembro.

Eu gostei muito do DUMBO, mas da próxima vez levo protetores de ouvido.

down under the bridge
cineminha under the bridge
ship of tolerance - um dos projetos do
DUMBO arts festival
filosofia DUMBO

Faltou o Prospect Park e Coney Island. Fica para a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário