23.11.13

De Uyuni para o Atacama (1)

Existem algumas maneiras de atravessar o Salar do Uyuni e o deserto até chegar na fronteira com o Chile. As opções geralmente envolvem um carro 4x4, mas tem quem se aventure em bicicletas. Para ir de carro pode ser num tour coletivo ou num tour privado. O tour coletivo é bem mais barato e envolve dividir uma camionete 4x4 com outras 5 pessoas, mais o motorista e uma cozinheira. O tour coletivo dorme em refúgios que, pelo que li tem camas confortáveis e comida boa, mas as vezes falta banho quente, ou falta banho ponto. No tour privado é só seu grupo (eramos 3) no carro com o motorista e te dão a opção de dormir nos refúgios (fica mais barato) ou em hotéis construídos para dar um certo conforto. Nós fomos na opção mais confortável, ou deveria dizer, menos desconfortável. Todos os tours (barato e caro) incluem o carro 4x4 com motorista, comida e hospedagem.

fila de tours

O pessoal de Uyuni controla totalmente esse mercado. Os motoristas são os donos dos carros e são contratados através das agências. Também são eles que fazem as reservas nos hotéis e refúgios que são administrados por comunidades locais. Mesmo que você contrate o tour no Atacama, quando chegar na fronteira com a Bolívia seu motorista Uyuniano (Uyuniense?) estará lá te esperando.

Tem os tours de 3 noites que geralmente começam e terminam no mesmo lugar (Uyuni ou San Pedro do Atacama) e os de 2 noites, que fizemos, começando em Uyuni e terminando em San Pedro do Atacama. De todo jeito (coletivo ou particular) é uma aventura que vale muito a pena!

A nossa aventura começou no cemitério de trens de Uyuni. Sinceramente não achei nada demais, mas rende umas fotos interessantes.



A próxima parada foi uma cidadezinha, Colchani, com mais western feellings do que Uyuni, com trilho de trem na rua principal e casas feitas com tijolos de corais. Nessa cidadezinha vimos como é o processo da fabricação de sal feito pelos locais, tudo manual.

parede de corais


Depois de ver algumas barraquinhas de souvenirs, fomos ver alguns montinhos de sal acumulados para colheita e depois entramos de fato no belíssimo Salar de Uyuni, que fica a 3700 metros de altitude.



Salar de Uyuni é o maior deserto de sal do mundo. A camada de sal varia de 2 metros a 10 metros, é preciso saber onde o sal é firme ou então o carro atola mesmo. Na época de chuva (entre dezembro e fevereiro) não dá para circular por muitos pontos do Salar, mas tem aquelas poças d'água refletindo o céu dando sensação de infinito. Nós fomos na seca (novembro) e é uma coisa linda. Branco, infinito, dá vontade de sair andando e gritando.

as ilhas parecem flutuar



Rodamos uns 40 minutos pelo sal até chegar na Ilha Incahuasi, uma ilha cheia de cactus enormes com uma trilha até o topo com uma vista espetacular.

a ilha


Almoçamos na ilha e voltamos para o salar para fazer aquelas fotos clássicas de perspectiva (e pagar um mico, claro).



Seguimos para a vila de Chantani, que fica no pé de um vulcão colorido, onde vivem 4 famílias, mas tem um mini museu e uma espécie de parque com esculturas de pedras (e algumas múmias enterradas num buraco).

chantani


Terminamos o dia no Hotel de Sal em Tahua (as camas, sofá, cadeiras, paredes, eram tudo de sal) com um por do sol lindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário