9.12.13

San Martin de los Andes, Villa la Angostura e Bariloche

De Puerto Varas atravessamos a fronteira mais uma vez para o lado argentino da Patagônia. A paisagem muda quase que instantaneamente depois que passamos pelo lado chileno da fronteira. Os resquícios da erupção do Vulcão Puyehue, em 2011, ainda estão lá: arvores queimadas e muitas cinzas no chão e nas montanhas (trágico, mas bonito). O vulcão é no Chile, mas o estrago foi na Argentina. De novo o sol apareceu e ficou mais quentinho. A Patagônia Argentina tem mais charme.


Nós íamos direto para San Martin de Los Andes, mas, mais uma vez tivemos que ir atras de combustível. De Puerto Varas até Vila La Angostura só tinha um posto e esse estava sem luz, então as bombas não estavam funcionando.


Tanque cheio e guloseimas compradas no supermercado, seguimos numa estrada belíssima (metade de asfalto e metade de ripio) até San Martin De Los Andes.

san martin, entre o lago e a montanha

(Em Boston dividi o quarto com duas argentinas que me disseram que eu precisava conhecer San Martin, então fui né?)

centrinho de san martin
beira lago de san martin
barcos em san martin

San Martin é um vilarejo que fica na beira do Lago Lácar e na rota dos sete lagos. A cidadezinha tem todo aquele clima de vila de esqui com muitas lojas, restaurantes e pousadas. Nós ficamos numa pousada ótima e o dono, o simpático Fernando, nos deu a dica de ir por uma outra estrada até Bariloche.

rio na estrada alternativa

Bariloche é grande. E é decadente. Em algum ponto deve ter sido uma vila fofa como San Martin, mas cresceu sem muita direção. Talvez no inverno, coberta de neve, seja mais interessante. Almoçamos lá, comemos chocolate (óbvio!) e fomos fazer o circuito chico, um passeio fora da cidade que dá uma volta pelo lado menor do lago.

praça em bariloche
fazendo o circuito chico
muito vento no lago nahuel huapi

De Bariloche fomos para Vila La Angostura, dessa vez para ficar uma noite. A rua principal da vila é também a estrada e única rua asfaltada. Ainda assim é bonitinha com lojas e restaurantes. O centrinho da vila não fica perto do Lago Nahuel Huapi, mas todas as atividades oferecidas (fora da época de esqui) se resumem ao lago.

essas flores amarelas só tem do lado
argentino
downtown vila la angostura


Na volta para o Chile pegamos a greve dos funcionários da imigração chilena e ficamos parados na fronteira por 2 horas. Tinha uma fila enorme de carros, onibus e caminhões. Fiquei impressionada com a rapidez com que passamos depois que abriram, não passamos nem meia hora para carimbar passaportes e olharem o carro.

E aqui termina essa ótima viagem. Next!

Nenhum comentário:

Postar um comentário