16.2.14

Road Trip

Em 2010 quando fomos até o Cabo de Santo Agostinho em Pernambuco as estradas ainda estavam em reforma (quando já era para estarem prontas). Esse ano boa parte já está pronta e quase todas as estradas que pegamos estavam em ótimo estado.

De Fortaleza até Natal a estrada continua igual, só Mossoró que está passando por uma reforma na perimetral ficou um pouco confusa.

pico do cabugi entre mossoró e natal

De Natal para Recife está tudo duplicado, mas ainda tem aquela parte da BR101 que passa dentro de uma cidade antes de chegar em Recife. Com o fluxo de caminhões ali já deveriam ter dado uma solução a esse problema, mas parece que aqui no Brasil as cidades crescem em volta das rodovias principais.

mar em olinda

De Olinda / Recife para Petrolina a estrada está duplicada até um pouco depois de Caruaru, mas depois, mesmo com via simples, as estradas estão boas. Perto de Petrolina tem as vinículas e enoturismo (as de Amores Roubados). Petrolina é uma cidade grande, a beira do Rio São Francisco com Juazeiro, na Bahia, ali do outro lado da ponte.

por do sol laranja no rio são francisco em petrolina
a bahia é ali do outro lado
sereia?

De Petrolina até São Raimundo Nontato, no Piauí, pegamos estradas menores e só uma tinha pequenos buracos em alguns trechos. Os estados do nordeste são bem diferentes entre si, na paisagem e nas pessoas. O Piauí é tão limpo que chama a atenção, especialmente para quem vem do Ceará. As casas mais pobres, no meio do sertão, estão sempre cuidadas, terrenos sem lixo, pouca poluição visual.

pipocas: melhor nome de cidade
jumentinho baby
cemitério no piauí
the pink fusca

De São Raimundo Nonato até Juazeiro do Norte também estava tudo bem, até chegar na fronteira entre Pernambuco e Ceará. O asfalto descendo a chapada do Araripe para o Crato é ondulado, e é uma estrada perigosa. No meio do caminho paramos em Exú para almoçar e ver o museu do Gonzagão.

"para dançar com meu benzinho
numa sala de reboco"
em Exú-PE
orelhão do baião
asa branca na praça de exú
colocando a conversa em dia

Juazeiro do Norte tem a periferia bem desenvolvida, casas grandes, hotéis e restaurantes. O centro da cidade é como o daqui de Fortaleza, zoneado.
Saindo de Juazeiro do Norte pela CE 060 a estrada é péssima até Caririaçu, depois melhora, mas passa por muitas cidades e aumenta o tempo de viagem.
Gostei de passar pela barragem do Açude de Orós e ver a pedra da galinha em Quixadá.

o foguete de juazeiro
padre cícero nas nuvens
barragem do açude de oros
emas
açude do cedro em quixadá

Nenhum comentário:

Postar um comentário