15.2.14

Serra da Capivara


O Brasil tem, sem dúvida, muitos lugares lindos e interessantes para ver e conhecer, mas de vez em quando tem que ter muita vontade e disposição para ir até esses lugares (e ser um pouco highlander). As vezes é a infraestrutura que não ajuda, as vezes são os preços cobrados, as vezes é a organização. Muitas vezes é tudo isso junto.


O Parque Nacional da Serra da Capivara é um desses lugares lindos e interessantes, cheio de história, paisagens belíssimas, sitíos arqueológicos, pinturas ruprestes e animais. O parque é muito bem organizado, tem controle nas entradas, só pode visitar com um guia (que tem que ser contratado pelo menos no dia anterior), mas a cidade mais próxima deixa a desejar, tem pouca estrutura para o turismo. E não é fácil chegar.

No nosso caso fomos de carro. Aproveitando que tinha que renovar o visto dos EUA em Recife, fomos de Fortaleza a Olinda, de lá para Petrolina e depois para São Raimundo Nonato, no Piauí, a (maior) cidade mais perto do Parque (até aí foram quase 2 mil quilômetros de estrada).

As outras opções são: de avião até Teresina e mais 5 horas de carro, ou avião até Petrolina e mais 3 horas de carro.

E precisa ter um carro para percorrer o parque.



Chegando lá, visitar o Parque Nacional da Serra da Capivara é uma agradável surpresa e vale a pena.

entrada do parque para o circuito da
pedra furada
sinalização de transito do parque


A arqueóloga Niede Guidon tomou conhecimento dos sítios arqueológicos da Serra da Capivara em 1963 e a partir de 1973 concentrou seus trabalhos na área e começou a criação do parque visando a preservação da área e do patrimônio cultural pré-histórico.

algumas trilhas são marcadas
passarelas para ver as pinturas

O Parque começou a ser demarcado em 1990 e inaugurou em 1993. Muitas família moravam dentro do parque, cultivavam lavouras e foram transferidas para os limites externos. Inclusive algumas áreas tiveram que ser replantadas.


A vegetação é toda caatinga. Na época de seca é toda branca com galhos secos, nos pegamos o início das chuvas e estava tudo verde. As formações geológicas são incríveis.


O Parque está organizado em trilhas que levam até os sítios arqueológicos e as milhares de pinturas ruprestes que estão nas paredes (algumas com mais de 10 mil anos e super nítidas).


O circuito mais popular é o da Pedra Furada.


Em São Raimundo Nonato ainda tem o Museu do Homem Americano, que está muito bem organizado. O único problema é chegar até lá, não tem uma placa indicando.

interativo

Com tudo que o Parque Nacional da Serra da Capivara e a região tem a oferecer deveriam receber muito mais visitantes (nacionais e estrangeiros) que, se tivesse mais estrutura ao redor do parque, poderiam permanecer mais tempo. (e não é a construção de um aeroporto internacional em São Raimundo Nonato que vai resolver o problema. #ficadica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário