24.8.14

Book Report: Barba Ensopada de Sangue - Daniel Galera

Vi uma lista de novos autores nacionais e decidi ler dois: Dias Incríveis do Raphael Montes, um thriller meio freak sobre um psicopata de ocasião, e esse Barba Ensopada de Sangue.


O personagem principal do livro é um professor de educação física (e triatleta) que fica sabendo pelo pai que seu avô foi assassinado brutalmente numa cidade do litoral de Santa Catarina, mas que a coisa toda foi escondida pela população local. O pai morre e o professor vai, com a cadela herdada do pai, morar em Garopaba, a cidade que o avô morou.

Ele chega disposto a ficar um ano, queria sair da cidade (Porto Alegre), viver na praia, ter uma vida mais simples, esquecer a ex-mulher. Lá ele faz amigos locais, arranja namoradas, algumas confusões, consegue um emprego na academia e passa muito tempo nadando no mar. O protagonista tem um problema neurológico que faz com que ele seja incapaz de decorar o rosto das pessoas, então ele desenvolve outros métodos de reconhecimento (mãos, jeito de andar, cabelos, etc). Inclusive ele não se reconhece toda vez que se olha no espelho.

A princípio o livro parece que vai ser sobre a morte do avô, e é, mas a rotina, amizades e amores do protagonista sempre se sobressaem. Até um pouco depois da metade do livro eu gostei muito, mas a reta final me pareceu apressada.

Esse livro é escrito numa prosa contínua em gauchês (muitos tus no texto e gírias locais), agradável de ler com muita descrição detalhada de lugares do litoral catarinense e especialmente das pessoas e também algumas referências pop. Mesmo não tendo gostado muito da parte final do livro, gostaria de ler outro livro do Daniel Galera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário