17.9.14

Analisando a música: Let's Go Crazy (Prince)

No grupo do whatsapp o Luiz colocou um link para uma lista dos "100 best singles of 1984: Pop's greatest year". E foi um ano e tanto para a música pop! Foi o ano de Madonna, Michael Jackson e Prince. Fora a santa trindade do pop, foi ano que o rock farofa se estabeleceu, bandas britânicas estavam dando as caras nas paradas do outro lado do atlântico, a onda do new wave estava passando e a disco music estava nos últimos suspiros.

1984 foi o ano antes do primeiro Rock in Rio (que eu fui) e muitas das bandas nessa lista vieram ao Brasil (Queen, Yes, Scorpions, Go-Go's, etc).

Foi o ano que teve uma das melhores trilhas sonoras para um filme nonsense: Ruas de Fogo.

E foi o ano de dois albuns que gosto muito: Born In The USA do Bruce Springsteen (que já analisei Dancing in the Dark) e 1984 do Van Halen.

tenho o LP até hoje

Também foi o ano do boom do rock nacional, mas isso é outra história.

Tem tanta música boa na lista que foi difícil escolher uma. Já analisei uma música da Madonna, ainda não estou pronta para o Michael Jackson, já tinha feito a do Bruce Springsteen, o Van Halen fica para outro dia, então fui no Prince.

O Prince vem de uma família de músicos e desde pequeno toca instrumentos. Seu primeiro disco foi aos 19 anos (For You de 1978) e deram a ele controle total artístico. Ele tem uma figura andrógina, não gosta de aparecer fora dos palcos e até já trocou o nome por um símbolo (mas voltou atrás). Além de exímio músico ele também é um ótimo compositor. Várias músicas dele são conhecidas em outras vozes, a mais famosa é "Nothing Compares 2U". Todos artistas adoram o Prince.

Não conheço bem a discografia do Prince, mas gosto de várias músicas: 1999, Kiss, Raspberry Beret, Little Red Corvette, When The Doves Cry. Acho interessante que ele consegue ir do grave ao agudo na maior facilidade (e muitos falsetes).

Em 1984 ele resolveu fazer um filme chamado Purple Rain. A melhor coisa desse filme é a trilha sonora, até ganhou Oscar de melhor música (Purple Rain). O filme é péssimo, para falar a verdade não lembro de quase nada, só que não gostei.

A primeira cena do filme é o Prince no palco cantando Let's Go Crazy e te deixa logo animado, mas o filme só piora depois disso. (fica a dica)

Vamos saber por que o Prince quer que todos enlouqueçam.

Dearly beloved
We are gathered here today
To get through this thing called life

Electric word life
It means forever and that's a mighty long time
But I'm here to tell you
There's something else
The after world

A world of never ending happiness
You can always see the sun, day or night

So when you call up that shrink in Beverly Hills
You know the one, Dr. Everything'll Be Alright
Instead of asking him how much of your time is left
Ask him how much of your mind, baby

'Cause in this life
Things are much harder than in the after world
In this life
You're on your own

And if the elevator tries to bring you down
Go crazy, punch a higher floor

A música começa com um orgão e o Prince falando como um pastor dando um sermão naquelas igrejas do Harlem ou do sul dos EUA. Dá quase para ver o pessoal balançando a cabeça e dizendo "oh, yes!". Nesse sermão ele diz "Vamos falar da vida, essa palavra elétrica que significa para sempre e isso é tempo pacas, mas vou dizer para vocês que existe o além vida, um mundo de felicidade sem fim." Oh yes! "Então quando forem procurar o psiquiatra, o Dr. Tudo-vai-ficar-bem, não perguntem quanto tempo vocês tem, perguntem quanto tempo a mente ainda vai estar boa." Oh, yes! "Porque aqui é muito mais difícil do que no além. Nessa vida você está só." Oh, yes!
"Então se o elevador insistir em descer, soltem a franga!" Oh, Yes!

Aí todo mundo levanta e começa a dançar.

If you don't like the world you're living in
Take a look around you
At least you got friends

You see I called my old lady
For a friendly word
She picked up the phone
Dropped it on the floor
(ah, ah) is all I heard

Resumindo o sermão ele diz: "Se você não gosta desse mundo, azar, dá uma olhada para os lados e veja que pelo menos você tem amigos." (Nem todos, Prince. Just saying)
Aí ele da seu testemunho, diz que ligou para a esposa mas ela atendeu só para deixar o telefone cair e ele escutou um gemido sussurrado (ou seja, disse oi para o par de chifres).

Are we gonna let the elevator bring us down
Oh, no let's go!

Let's go crazy

Let's get nuts
Let's look for the purple banana
'Til they put is in the truck, let's go!

Mas não vamos deixar esse elevador descer de jeito nenhum. Para o alto e avante! Vamos enloquecer, pirar para valer. Vamos procurar a banana roxa...opa..pera aí...OI? Banana roxa? Roxa?? Freud explica.

We're all excited
But we don't know why
Maybe it's cause
We're all gonna die

And when we do
What's it all for
You better live now
Before the grim reaper come knocking on your door

Está todo mundo animado, mesmo sem motivo (ainda não encontraram a banana roxa). Como assim Prince, esse sermão está ótimo! Estamos procurando a banana roxa. Ele diz que como vamos todos morrer mesmo é melhor aproveitar antes que a morte venha bater na porta. Mas é claaaaro!

Tell me, are we gonna let the elevator bring us down
Oh, no let's go!

Let's go crazy

Let's get nuts
Let's look for the purple banana
'Til they put is in the truck, let's go!

Esse elevador só sobe! (pelo menos a gente sabe que a banana roxa está para cima. hihihi)

Dr. Everything'll Be Alright
Will make everything go wrong
Pills and thrills and daffodils will kill
Hang tough children

He's coming
He's coming
Take me away!

Aí o Dr. Vai-ficar-tudo-bem é um picareta que vai fazer tudo dar errado. Afinal, remedinhos, pilulas mágicas, drogas e até uma flor (narciso que esta ali só para rimar) vão te matar. "Segura a onda galera!"

A música vai num crescente no final e ele termina com um solo de guitarra nervoso como se fosse um orgasmo. Achou a banana roxa! Oh, yes!


O Prince não gosta do youtube (ou será da internet?), não tem um video (oficial) dele em lugar nenhum. Então vai só a capa cafona do disco com a música que é ótima!

(tirei o video)

Update: como eu disse o Prince tira tudo da internet, e tiraram esse video também, não consegui achar essa música em lugar nenhum para colocar aqui. Essa música já tem mais de 30 anos, Nothing Compares 2U tem no youtube a vontade e também é dele. Não quer videos piratas então coloca um oficial. Não gosta do youtube tem alternativas.

Todos lembram e conhecem bem as músicas da Madonna, do Michael Jackson, até da Cindy Lauper, mas o Prince se tornou "aquele cara que trocou o nome por um símbolo".


UPDATE 2. Prince faleceu ano passado (2016) e como o mundo dá voltas, a familia do Prince resolveu ganhar um din din e acabou colocando suas músicas no spotify e algumas no youtube. Então agora temos o video oficial de Let's Go Crazy (com o início cortado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário