11.9.14

Book Report: Summer Sisters - Judy Blume

Sempre gostei de ler, desde criança. Adorava os quadrinhos da Mônica, mas a minha vida de leitora começou mesmo quando fui morar nos EUA (logo aprendi inglês) e me empolguei com os livros que tinham na biblioteca da escola. A minha autora preferida era a Judy Blume, ela escreve muito bem para crianças, pré-adolescentes e adolescentes. O primeiro livro dela que li foi "Tales of a fourth grade nothing" sobre um garoto que estava na quarta série e tinha um irmão para lá de inconveniente. Esse livro teve continuação, "Superfudge", onde a família muda de cidade e ganham uma irmazinha. Tenho a minha cópia da época aqui na estante.



Li vários livros dela, sobre assuntos variados, mas um dos meus preferidos foi: 'Are you there God? It's me Margaret' onde uma pré-adolescente tem dúvidas sobre: religião, garotos e crescer.

Ela é especialista em crianças e teens, mas também tem livros adultos. Como eu nunca tinha lido nenhum deles e há muitos anos não lia nada da Judy Blume, escolhi esse Summer Sisters.

O livro é sobre a amizade de duas meninas que começa quando Caitlin convida Vix para passar as férias de verão com sua família em Martha's Vineyard. No primeiro verão elas tem 12 anos e o livro vai acompanhando os verões seguintes: as aventuras com garotos (e depois rapazes), o desenvolvimento físico das duas, os problemas de família (de ambas), mostra como Vix é meio que adotada pela família de Caitlin (que era mais rica), a diferença entre as duas, algumas disputas por garotos e atenção, e um bocado de cenas calientes.

O livro vai até a vida adulta das duas, passando pela fase da universidade, viagens ao exterior, procura de emprego, casamento e filhos.

É uma leitura ótima, não esperava menos da Judy Blume, mas como ela é especialista em teens a parte adolescente do livro, além de ser maior, é melhor. Acho que caiu na categoria de livro adulto porque aborda alguns assuntos mais pesados e tem um quê melancólico (e nesse livro as meninas se tornam mulheres).

Nenhum comentário:

Postar um comentário