22.3.16

Museu do Amanhã





O Museu do Amanhã é uma estrutura imponente na nova Praça Mauá. Foi inaugurado em dezembro do ano passado e hoje fui conhecer.


A construção é um projeto do arquiteto espanhol Santiago Calatrava e é toda sustentável. Os painéis de captação de energia solar acompanham a movimentação do sol e os espelhos d'água do mar fornecem água para o sistema de refrigeração.

Confesso que me lembra um escorredor de pratos. #prontofalei

Cheguei cedo porque como é um lugar novo tem tido filas enormes e muitas horas de espera para ver o que tem dentro, mas hoje estava muito tranquilo e não tinha fila.

esse globo é interativo e vai mudando (dia/noite)

O museu é sobre a vida, o universo e tudo mais. Eu diria que é um museu filosófico que tem em sua exposição principal as seguintes perguntas:

De onde viemos? Que é um filme 180º sobre o big bang e a evolução.

Quem somos? São 3 blocos com painéis externos: um com fotos, outro com códigos DNA, e outro com um painel eletrônico mostrando o cerebro. Dentro de um tem um pano ao vento mostrando movimento (a terra), do outro muitos painéis sobre animais e plantas, e do terceiro totens com fotos mostrando criatividade, família, sentimentos, cultura, história, etc.

esse painel é lindo


pano voador

pensamentos

Onde estamos? O chamado Antropoceno é bacana, são uns pilares que mostram um video sobre o impacto do ser humano na terra.



Para onde vamos? Varias telas com imagens de pessoas, algumas com cientistas falando sobre estudos e coisas que vão acontecer.

Como queremos ir? É uma estrutura de madeira que não entendi bem, mas achei bonita. Tinha uma escultura que parecia aborígene no meio e se fosse mais larga poderia ser o monolito do 2001 - Uma Odisseia no Espaço.



O passeio termina com uma vista espetacular da Baía de Guanabara.



Gostei do museu, achei interessante, mas eu esperava mais interatividade. Tem muita coisa em telas e telões para ver e ler. Achava que ia ter mais coisas sensoriais ou jogos de algum tipo.

Na entrada dão um cartão que você pode cadastrar seu e-mail e ao longo da exposição tem onde tocar o cartão. Depois mandam um e-mail dizendo o que você viu e o que deixou de ver.



Ainda na Praça Mauá fui ver o que tinha de exposição no MAR (Museu de Arte do Rio), uma dobradinha cultural que vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário