21.6.16

Pedalando na Beira Mar

Finalmente uma ciclofaixa/ciclovia na Beira Mar de Fortaleza. Melhorou muito a minha vida de ciclista.



Essa ciclovia era para ter sido feita quando reformaram o calçadão na década de 1990, mas além de colocar uma cerâmica péssima e escorregadia em dias de chuva, esqueceram que pessoas gostam de pedalar a beira mar.

Em 2014 começou a ciclofaixa do domingo e o número de ciclistas aumentou muito. Pessoas que adotaram as bikes como meio de transporte. De lá para cá também aumentou o número de ciclofaixas pela cidade, mas a da Beira Mar não vinha.

A prefeitura tinha um novo projeto para o calçadão da Beira Mar que incluía uma ciclovia mas acho que a demanda cresceu rapidamente e resolveram fazer logo essa ciclovia de mão dupla. (E já começaram a reforma do calçadão)



A ciclofaixa da Beira Mar também veio para resolver o problema dos corredores da noite. De manhã cedo colocavam os cones para as pessoas correrem no asfalto (já que a cerâmica do calçadão é péssima), mas a noite era uma bagunça com pessoas e bicicletas andando an contra-mão do fluxo de carros do lado contrário do calçadão (só vendo a bizarrice para entender). Sem contar os ciclistas sem noção que pedalavam no calçadão porque tinham medo dos carros. Agora todos podem usar a ciclofaixa que é compartilhada.

a regra é clara


Como já disse em outros posts, Fortaleza é uma ótima cidade para pedalar. É uma cidade concentrada, as distâncias são curtas, tem algumas ladeiras mas nada que uma bike com uma marcha leve não resolva. Por mais que a prefeitura, construtoras e algumas pessoas derrubem as árvores da cidade ainda é relativamente arborizada e tem bastante sombra nas ruas. É uma cidade quente? Sim, mas tem muito vento e como as distâncias são curtas quando você começa a suar já chegou. Os motoristas (de carro) estão se acostumando com os ciclistas e respeitam. Já os motoqueiros não, esses inclusive adoram invadir a ciclofaixa achando que ali é espaço deles, mas essa é uma reclamação para outro dia.

Alguns ciclistas também precisam se educar e espero que com o tempo teremos um transito civilizado de bicicletas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário