16.11.16

Hamburgo




De Colônia peguei um trem e encontrei minha amiga Rossana em Aachen (a qual terá um post). De Aachen fomos para Hamburgo.

Hamburgo é uma cidade portuária, e o porto de lá é enorme! É o segundo maior porto da Europa, fica atrás do de Rotterdam na Holanda.

É também cheia de história, foi a cidade principal da Liga Hanseática (que dominou o comércio no Báltico e Mar do Norte dos séculos 15 a 19), foi quase que completamente distruída na Segunda Guerra Mundial e é a cidade onde os Beatles tocaram no início de carreira.

Como chegamos a noite na cidade o primeiro lugar que fomos foi no bairro St Georg procurar um restaurante para comer. O bairro é cheio de prédios antigos e perto do lago Auster. A Lange Reihe é uma rua cheia de restaurantes. Depois de ser enganada por vários letreiros dizendo Hamburger e nenhum era de sanduíches (afinal Hamburger é que é de Hamburg né?) sentamos num café hispter de comida vegetariana que estava cheio de gente e a comida era muito boa.

o lago

Na volta para o hotel descobrimos que tinha um ótimo restaurante do lado, Pane e Tulipani, e paramos lá para uma cerveja, e no outro dia jantamos e a comida é muito boa. (o dono é italiano, o cozinheiro é chileno e o garçom era um alemão que parecia vir de um filme dos anos 1970)

Claro que comi um hamburger em Hamburgo, afinal o nome do sanduíche vem da cidade. Originalmente era só a carne, sem o pão, mas hoje até em Hamburgo, o hamburger vem com pão.

classico de hamburgo:
sanduíche de peixe

Fizemos um walking tour que foi muito bom para saber a história da cidade de todas as épocas. Começamos na bonita Rathaus (a prefeitura), seguimos por alguns pontos principais da cidade até chegar no Speicherstadt.


O Speicherstadt era a área portuária da cidade onde tinha os armazéns e os navios paravam lá para carregar e descarregar. A área foi toda destruída na guerra e depois foi reconstruída como era, mas não tinha mais utilidade depois que o container apareceu na parada. Então o bairro virou residencial e de negócios. Hoje ainda tem outra parte, Hafen City, que foi totalmente renovada com prédios modernos e é lá que está o novo símbolo da cidade: a filarmônica.

beira rio de hafen city
prédio que parece pilha de containers

A Elbphilarmonie foi construída no meio de muita polêmica mas está pronta, vai ser inaugurada em janeiro, e eu achei o prédio lindo. Visto do rio Elba é ainda mais bonito (foto do início do post).


Depois do walking tour pegamos, no Landungsbrucken, o barco número 62, que é um transporte público (usa o mesmo cartão que vale para o metrô) que dá uma volta no rio Elba.

praia de hamburgo
mercado de peixe
o porto

No Landungsbrucken também fica o Alt Elbtunnel que é um túnel que atravessa o rio Elba. Tem 426m e foi construído de 1907 a 1911. Na época os ferries já não davam conta da população que atravessava o rio para trabalhar e atrapalhavam o fluxo dos navios. Uma ponte foi cogitada mas não seria prática, então os alemães fizeram um túnel. Tem um elevador enorme que leva até a entrada do túnel (que fica a 12m embaixo d'água), mas também tem escadas e não achei nada claustrofóbico.



Ali perto tem um bairro de portugueses, espanhóis e italianos.

O outono na cidade estava bonito e muitas árvores coloridas.


Fomos na Reeperbahn, uma rua que fica no bairro de St. Pauli, onde fica a Beatles Platz, uma praça dedicada aos 5 rapazes de Liverpool. Sim, isso mesmo, cinco. Quando os Beatles tocaram em Hamburgo eles eram John, Paul, George, Pete Best e Stuart Sutcliffe. Pete Best depois foi substituído por Ring Starr (que também tocou em Hamburgo na época mas em outra banda) e Stuart saiu da banda, ficou em Hamburgo e morreu em 1962. Um filme bom sobre essa história é Backbeat, de 1994.

beatles platz


Em frente a praça tem a Große Freiheit que é a rua cheia de inferninhos, strip bars e outras coisas do gênero. Nessa rua ficavam alguns bares que os Beatles tocaram.


Ali perto tem uma área hipster cheia de restaurantes e bares. Nós comemos no Marend, um restaurante de comida tirolesa, indicado por uma local, e a comida estava uma delícia.

uma casa-barco

Gostei muito de Hamburgo, achei uma cidade divertida com um people watching interessante e fácil de se locomover. Teve dia nublado, chuva, sol, pouco frio e muito frio, ou seja, tudo que a gente esperava do clima de Hamburgo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário