28.2.17

Analisando a música: Sweet Child O' Mine (Guns N' Roses)

No meio dos filmes que assisti para poder opinar muito no twitter sobre o Oscar, estava Capitão Fantástico.

Viggo Mortensen recebeu uma indicação de melhor ator nesse filme que conta história de um pai que cria seus seis filhos de maneira alternativa. Um hippie da atualidade. Viggo não ganhou o Oscar, foi para o Casey Affleck por Manchester By The Sea, mas queria dizer que ele está ótimo nesse filme, e em forma (se é que vocês me entendem hihihi).

Numa cena especial do filme os filhos do Capitão Fantástico cantam uma versão bonita dessa música do Guns N' Roses e achei que merecia um Analisando a música.

O Guns N' Roses é uma banda americana de Los Angeles, formada em 1985. Eles surgiram entre a leva do Rock Farofa e a leva do Grunge, por isso eles tem o visual meio farofa (cabelos compridos, calças apertadas de cintura baixíssima, bandanas) mas a música é bem pesada tanto que eles são considerados Heavy Metal ou Hard Rock.

Em 1987 lançaram seu primeiro album, Appetite For Destruction, nele estão Paradise City, Welcome To The Jungle, Rocket Queen e Sweet Child O' Mine.

A não ser esse primeiro album (eu tinha o vinil e acho muito bom) e as outras músicas que fizeram sucesso nas rádios (Patience, Don't Cry, November Rain, You Could Be Mine, versão de Knocking On Heaven's Door, versão de Live and Let Die - eles são bons de versões), não conheço muito bem a discografia da banda. 

O Axl Rose fazia sucesso com sua reboladinha e com aqueles gritos agudos e o guitarrista Slash com aquele cabelo escondendo uma cara que ninguém vê, bad boys do rock n' roll. Gosto de várias músicas, mas nunca fui fã. Lembro bem da confusão que foi o show deles no Rock in Rio 2, os fãs da banda são fervorosos. Ano passado quando estiveram no Rio só soube que ia ter show porque vi alguns fãs com camisas pretas da banda perdidos na praia do Leme.

Mas vamos falar de Sweet Child O' Mine, que é o tipo da música que vai embalar muitas gerações ainda. 

O album Appetite for Destruction foi lançado em 1987 mas só fez sucesso em 1988, e só depois que colocaram Sweet Child O' Mine nas rádios. Essa música é bem diferente das outras no album, é quase uma balada romântica. 

Parece que o Slash não gosta muito dessa música porque não é hardcore suficiente, mas tem um riff de guitarra que todo mundo reconhece no primeiro acorde, tem um dos solos de guitarra mais conhecidos e deve render uma boa grana em direitos autorais para ele. (e, Slash, não tem nada menos hardcore do que Since I Don't Have You)

Eu gosto muito de Sweet Child O' Mine, é uma música deliciosa e ótima para correr, então vamos analisar para saber que criança doce é essa.


She's got a smile that it seems to me
Reminds me of childhood memories
Where everything was fresh as a bright blue sky
Now and then when I see her face
She takes me away to that special place
And if I'd stare too long
I'd probably break down and cry

Sweet Child O' Mine é uma música romântica, é uma declaração de amor e é uma balada com um solo potente de guitarra. Melodia e letra casam super bem nessa música onde o Axl Rose descreve sua namorada. "Ela tem um sorriso que me me faz ter recordações de memórias da infância. Onde tudo era fresco como um céu azul.". Ai, memórias da infância...quem nunca?

"De vez em quando quando olho para seu rosto ela me leva para aquele lugar especial, e se eu olhar demais provavelmente vou chorar." Owwww, é muito amor.

Oh, oh, oh sweet child o' mine
oh, oh, oh, oh, sweet love of mine

É a querida dele, o amor dele. 

She's got eyes of the bluest skies 
As if they thought of rain
I hate to look into those eyes and see an ounce of pain
He hair reminds me of a warm safe place
Where as a child I'd hide
And pray for the thunder and the rain
To quietly pass me by

E continua..."Ela tem os olhos como o céu mais azul, como se eles pensassem em chuva." Ai que lindo! E ele não gosta de ver nada de dor e sofrimento naqueles olhos. E o cabelo? Ahh, o cabelo dela o lembra de um lugar seguro onde ele se escondia e pedia aos céus para o trovão e chuva passar logo.

Oh, oh, oh sweet child o' mine
oh, oh, oh, oh, sweet love of mine

Nesse momento já estamos fazendo coraçãozinho com as mãos.

Where do we go?
Where do we go now?
(Sweet child)

Acho que ele até continuaria descrevendo a namorada em detalhes mas aí não teria espaço para o solo de guitarra (afinal, essa é uma banda de Hard Rock).

Então ele pergunta com certa insistência e urgência: "Aonde vamos? Aonde vamos agora?". Pode ser ele querendo saber qual a próxima parte do corpo dela ele vai descrever, ou quer saber dela para onde vai o relacionamento, pode ser um aonde vamos filosófico, ou simplesmente ele querendo saber para que lugar vão - que depois de tanto elogio posso imaginar vários.


Vamos fazer a dança da minhoca junto com Axl Rose.



Não é a toa que essa música tem em todas as versões possíveis: tem da Sheryl Crow, tem quarteto de cordas, tem música de elevador e tem até forró. Sim, existe uma versão forró dessa música (abre o link por sua conta e risco).

Nenhum comentário:

Postar um comentário