13.7.17

Belfast




A próxima cidade do Reino Unido na lista das letras B é Belfast na Irlanda do Norte.


Quem assistia o noticiário nas décadas de 1980 a 1990 lembra bem que Belfast era notícia quase todo dia com os bombardeios que aconteciam lá. A Irlanda do Norte era um eterno conflito (ainda tem um pouco) entre os separatistas e os que queriam continuar parte do Reino Unido e também entre católicos e protestantes. Alguns lugares da cidade era bombardeados 3 vezes por dia, o Hotel Europa onde ficavam os jornalistas estrangeiros foi bombardeado mais de 40 vezes ao longo dos anos e o centro comercial da cidade era um desfile de soldados armados e policiais em carros.

A cidade ainda tem as peace walls que são muros que separam os católicos de protestantes e faz uma espécie de colcha de retalhos nos bairros.

Hoje Belfast está renovada. O centro comercial tem ruas de pedestres, muitas lojas, cafés e pubs. O Hotel Europa foi reformado e agora sem vidros quebrados.

janelas do europa estão intactas

Belfast tem uma história interessante, foi um polo industrial enorme de linho, cordas e navios. O Titanic foi construído lá e foi motivo de orgulho para a cidade.

homenagem as vítimas do titanic

Peguei um verão irlandês com temperaturas que não passaram de 16ºC, nublado, as vezes o sol aparecia tímido e as vezes era uma chuva leve. Ótimo para andar, mas não tão bom para fotos.

Cheguei em Belfast numa segunda a noite, com uma leve chuva e a primeira cosia que fiz foi ir num pub. Porque quando na Irlanda.....

um pub em cada esquina
ciclistas também bebem

Fui logo no The Crown, um pub histórico muito bonito por dentro. Acontece que é Irlanda do Norte e o pub numa segunda estava lotado. Nem uma cerveja consegui beber. Então fui para outro pub que passei a caminho do hotel e ficava num beco, o Morning Star. Esse estava menos cheio e a comida era ótima.


No dia seguinte fiz um walking tour pela cidade com um guia local que era professor de inglês aposentado. Ele contou toda história da cidade e deu um relato muito interessante de como era Belfast na época dos Troubles (que é como eles chamam o período de guerra e bombardeios do IRA).

torre relógio do príncipe albert

Passamos por prédios históricos, monumentos, becos com pubs, e até uma escultura de um salmão.

teatro ulster hall
salmão do conhecimento (o guia disse que tem
uma capsula do tempo dentro do peixe)
commercial street, uma ruazinha de pubs

Passeamos na beira do Rio Lagan onde ele contou a história do lançamento do Titanic ao mar (milhares de pessoas foram ver, pagaram ingressos, e durou 62 segundos).

museu do titanic do outro lado do rio
um dos guindastes símbolo da cidade

Depois do walking tour eu fui outra vez na beira rio até o Titanic Experience que é um museu sobre a construção do Titanic. O prédio é moderno e dentro começa com a história da industrialização da cidade, mostra como foi para construir o Titanic: novos galpões e guindastes foram criados, como os operários se empenharam (foram 15mil trabalhadores por 26 meses), mostra os aposentos do navio prontos, a trajetória toda até ele bater com o iceberg e afundar.


Tem dois filmes interessantes: um é uma espécie de 3D (são 3 telas enormes) que parece que você está dentro de um elevador indo do fundo até o topo do navio. O outro é como o Titanic está agora no fundo do mar.

uma selfie no ponto onde o titanic foi lançado ao mar
com o museu ao fundo.

Na saída dá para andar no local de onde ele foi lançado, tem os escritórios onde foi projetado e ainda tem um barco chamado Nomadic que pode ser visitado. O Nomadic foi construído junto com o Titanic e era usado para levar e trazer passageiros no navio até o porto, onde o porto não cabia um navio do tamanho do Titanic.


Um dos passeios que não fiz foi para ver de perto a parte onde tem um muro enorme (com muita street art) e onde os Troubles ainda acontecem (mas não muito). Achei que os relatos emocionados do guia foram suficientes.

Gostei de Belfast, é uma cidade que está se redescobrindo, tem jovens, muitos cafés, restaurantes novos e muita street art bacana.

george best (jogador de futebol) meets
game of thrones
nesse mural tem todas as coisas famosas de belfast




Nenhum comentário:

Postar um comentário