1.8.17

Praia da Peroba - CE

praia da peroba

Aqui no Ceará, a partir de Fortaleza, o litoral se divide em praias do Oeste (Jericoacoara, Taíba, Paracuru, etc) e praias do Leste (Canoa Quebrada, Caponga, Morro Branco, etc).

falésias e coqueiros
dunas também

A Rota do Sol Poente (Oeste) são as praias de dunas e largas faixas de areia. A Rota do Sol Nascente (Leste) tem todas as praias de falésias do estado até a fronteira com o Rio Grande do Norte.

no alto da falésia

Nesse fim de semana fui conhecer algumas praias na Rota do Sol Nascente.



Ficamos em Peroba, que fica a 190km de Fortaleza. É uma vila de pecadores de lagosta que hoje já tem algumas casas de veraneio. A praia é pequena e é muito agradável. A badalação passa longe.

peroba com mar a direita
jangada na porta de casa
veraneio (que é o ano inteiro)
peroba com mar a esquerda

A nossa pousada ficava em cima da falésia e tinha uma vista maravilhosa. Na vila da Peroba não tem restaurantes nem barracas, mas a pousada incluía café da manhã e oferecia jantar.

nascer do sol da pousada
essa vista
por do sol

Do lado da Peroba fica a Praia da Redonda, outra vila de pescadores mas maior e com mais estrutura de casas, pousadas e restaurantes.

redonda
cores da falésia

Do lado da Redonda fica a Ponta Grossa que tem falésias e dunas lindas. A Ponta Grossa tem uma mini vila com umas duas barracas de praia e uma pousada.

ponta grossa do alto da falésia

Com a maré baixa dá para andar da Peroba até a Ponta Grossa, passando pela Redonda, e deve dar uns 5km.

suada no alto da duna

Icapuí é a cidade principal onde ficam essa praias e nós passamos por lá para almoçar em outra praia chamada Requenguela que fica num mangue. É daquelas praias que quando a maré está baixa o mar fica longe pacas.



O mangue tem uma passarela de madeira para andar por dentro das árvores.



E em Icapuí tem uma salina que foi onde terminamos nossa viagem tirando umas fotos na montanha de sal.

salto na montanha de sal

Nenhum comentário:

Postar um comentário