5.3.18

Oscar 2018

Esse ano o Oscar foi todo correto e previsível. Nada de babados como o ano passado, inclusive mudaram o design dos envelopes para não dar confusão. Lição aprendida.

Jimmy Kimmel foi o apresentador. O monólogo inicial dele foi mais político do que engraçado e foi bom. Como disse ano passado, ele entende que menos é mais e tenta agilizar onde pode. Esse ano ele até ofereceu um jet ski para quem fizesse o discurso de agradecimento mais curto.

Esse ano o tema da festa era o cinema século 20 (início). E estavam homenageando as pessoas que vão ver os filmes. A pegadinha da vez foi que o Jimmy Kimmel levou atrizes e atores (Gal Gadot, Mark Hamill, Armie Hammer, Margot Robbie, etc) para distribuir balas, doces e hot dogs para os espectadores em um cinema ao lado. A pegadinha do ano passado foi mais engraçada, mas essa foi mais rápida.

Não teve brincadeira com o Matt Damon, que nem foi, mas ele foi mencionado quando Jimmy Kimmel pediu desculpas por ele ter aparecido em uma das montagens.

As montagens por sinal estavam ótimas.

As apresentações musicais foram cansativas. Uma música mais chata que a outra. Nem a música do Coco - A Vida é uma festa- acho boa, e foi a que ganhou.

A única exceção foi Eddie Vedder cantando Room At The Top do Tom Petty no in memoriam. Maravilhoso.

Então vamos as premiações.

(Esse ano vi quase tudo. Meu filme preferido foi A Trama Fantasma, mas só levou melhor figurino)

Nas categorias técnicas: o belíssimo Blade Runner 2049 ganhou melhor fotografia e finalmente Roger Deakins levou um Oscar para casa. Esse filme também ganhou melhores efeitos visuais, que são ótimos mas essa categoria me surpreendeu porque achava que Planeta dos Macacos A Guerra iria ganhar, poxa, aqueles macacos são perfeitos!

Dunkirk levou montagem e mixagem de som (agora sei a diferença) e melhor edição. Esse filme é tecnicamente perfeito.

Maquiagem foi para a transformação do Gary Oldman em Churchill no Destino de Uma Nação.

A Forma da Agua levou melhor direção de arte (os cenários eram lindos) e trilha sonora. Confesso que achei a trilha de A Trama Fantasma muito melhor mas essa também é boa.

Uma Mulher Fantástica levou melhor filme estrangeiro e é realmente muito bom (e foi o único que vi).

Melhor documentário foi o Icarus (também o único que vi) sobre o doping dos atletas russos.

Kobe Bryant, o jogador de basquete, ganhou um Oscar por animação curta chamada Dear Basketball (claro). Deve ter sido a pessoa mais alta a ganhar um Oscar.

Coco foi a melhor animação, mas gostei mesmo foi de ver o Oscar Isaac empolgado quando anunciou e ainda gritou "Viva latinoamerica!". Viva você Oscar Isaac (que ainda deu uma coçadinha na barriga do BB8 para acabar com a gente).

todos querem ser BB8 nesse momento.

James Ivory, aos 89 anos, ganhou o Oscar de melhor roteiro adaptado por Me Chame Pelo Seu Nome. E o Jordan Peele levou o de roteiro original para casa por Corra!, super merecido.

Nas atuações nenhuma surpresa. Os melhores atores coadjuvantes foram: Allison Janney pela mãe da Tonya, Sam Rockwell pelo policial de Três Anuncios Para Um Crime. Os melhores atores foram: Gay Oldman pelo seu Chruchill e Frances Mcdormand pela mãe que coloca os três anuncios (e o discurso dela de agradecimento abalou estruturas).

Guillermo del Toro foi o melhor diretor e ainda levou outro Oscar porque a Forma da Água foi o melhor filme. (Acho que desde O Senhor Dos Anéis 3 um filme de fantasia não ganhava um Oscar).

Chamaram Warren Beatty e Faye Dunaway para apresentar outra vez o melhor filme, achei justa essa segunda chance. Claro que o Guillermo del Toro deu uma conferida no envelope para ter certeza.

Só acho que faltou Oscar Isaac voltar e gritar "Viva latinoamerica!" para o Guillermo del Toro.

Foi isso. Ano que vem tem mais.


E quem ganhou o jet ski? Foi o Mark Bridges, o figurinista de A Trama Fantasma.

entregue pela Helen Mirren

Nenhum comentário:

Postar um comentário