11.3.18

Top 10 videos do Red Hot Chili Peppers

Quando analisei a música Californication disse que poderia facilmente fazer um top 10 só dos videos da banda porque são todos ótimos.

Red Hot Chili Peppers é uma banda dedicada. Experimentaram bastante no início da MTV e até hoje fazem videos ótimos com diretores talentosos. Nos shows vivo eles tem muita energia e conseguem passar isso para os videos. No fim do mês os verei tocando ao vivo no Lollapalooza.

Então aqui vai meu Top 10.


10. By The Way



Dirigido por Jonathan Dayton e Valerie Faris (Pequena Miss Sunshine). Nesse video o Anthony Kiedis pega um taxi dirigido por um maluco que é fã da banda e acaba sequestrado. Flea e John Frusciante vão salvá-lo (e Anthony Kiedis pulou mesmo de um carro para o outro). Esse video tem uma continuação no Universally Speaking onde o motorista louco vai num show da banda.


09. Dark Necessities



Uma música do disco mais recente The Getaway que é sobre o nosso lado mais escuro, como isso é parte do nosso design, como criatividade vem das dificuldades e como tem coisas na nossa cabeça que só a gente entende. O video foi dirigido pela Olivia Wilde (a Thirteen de House) e tem dois ambientes: um é a banda numa casa e o outro são 4 garotas skatistas (Noelle Mulligan, Carmen Shafer, Amanda Calloa e Amanda Powell) pela cidade de Los Angeles. A música é ótima e as imagens se encaixam perfeitamente, desde as meninas andando de skate (e caindo um bocado) passando pelo Flea tocando baixo numa pia até o Anthony Kiedis dançando shirtless (como sempre e a gente agradece).


08. Sick Love



Outra música do The Getaway que é também uma parceria com Sir Elton John. Esse video é uma animação linda da Beth Jeans Houghton que basicamente traduz o que a letra diz.

(esse album tem outro video ótimo de Go Robot que é uma óbvia referência a Embalos de Sábado A Noite, destaco os nomes nos créditos iniciais do video)



07. Californication



analisei essa música e o video representa muito do que está na letra em forma de video game. A banda vai passando por obstáculos na cidade de Los Angeles, enquanto a música toca eles pulam, correm, nadam, lutam e fogem. Outro video dirigido pela dupla Jonathan Dayton e Valerie Faris.


06. Aeroplane



Acho que essa é a música do Red Hot Chili Peppers que mais toca na minha playlist, é do album One Hot Minute e o video é uma homenagem aos musicais aquáticos dos anos 1950.


05. Scar Tissue



Californication é outro album da banda com videos excelentes. Scar Tissue foi dirigido pelo Stéphane Sednaoui (Mysterious Ways do U2, Fever da Madonna, etc). A banda está num carro conversível numa estrada vazia e explorando o deserto, todos parecem saídos de um acidente. É só isso e é muito bom.


04. Dani California



Um video dirigido pelo Tony Kaye (American History X) que conta a história do rock com os integrantes da banda se fantasiando de Elvis, Beatles, rock psicodélico, David Bowie, punk rock, goth rock, rock farofa, Nirvana, até chegar neles mesmos. Queria dizer que o Anthony Kiedis fica muito bem maquiado com lápis no olho e rímel.


03. Otherside



Mais uma música do Californication e mais um video dirigido pela dupla Jonathan Dayton e Valerie Faris. Essa música é sobre o confronto/batalha que os ex-vicidados (e pessoas com depressão) enfrentam. O video mostra uma meia animação (com referências aos desenhos do Escher) com live action de um lugar que parece um hospício. Acho que esse é o único video da banda nessa lista que o Anthony Kiedis se mantém totalmente vestido.


02. Give it Away



Música do clássico Blood Sugar Sex Magik e um dos maiores hits da banda. Esse video também foi dirigido pelo Stéphane Sednaoui, é preto e branco e tem a banda toda pintada de prateada. É um video anárquico que traduz muito bem o que era a banda naquele início da década de 1990. Acho a fotografia desse video linda e adoro a forma como a camera é usada no ritmo da música.


01. Can't Stop



Esse video foi inspirado num projeto chamado One Minute Sculptures do austriaco Erwin Wurm que consiste em pessoas fazendo esculturas com objetos comuns. Foi dirigido pelo Mark Romanek, que dirigiu o filme Never Let Me Go, videos da Madonna (o lindo Rain), do Michael Jackson (Scream), do Beck (Devil's Haircut) e muitos outros. Nesse video a banda brinca com vários objetos e mostra como eles são fanfarrões e performáticos com uma música que diz "Choose not a life of imitation" e termina com"This life is more than just a read through.", ou seja, vamos viver que isso não é um ensaio.




BONUS: Tell Me Baby - uma música sobre as pessoas que vão até Hollywood atrás de seus sonhos e vão naquelas audições até conseguirem algo. Ou não. O video é isso, vários músicos, cantores, performers que estão numa audição e de repente entra o pessoal da banda para tocar com eles. É bem divertido ver a cara das pessoas quando a banda entra. Tem um video do making of que é ótimo! (também dirigido por Jonathan Dayton e Valerie Faris)



Nenhum comentário:

Postar um comentário